Filtrar


Questões por página:

Em um experimento de óptica, um técnico de laboratório posiciona um objeto real de 9,0cm de altura diante de um espelho côncavo, cujo raio de curvatura é de 40,0cm. O objeto é colocado verticalmente a 10,0cm do vértice do espelho. Com base nessas informações, determine as características da imagem formada (posição, natureza e orientação).

Com o objetivo de testar o conhecimento dos estudantes de Física III, um técnico do laboratório de Física da UEPB montou o circuito elétrico mostrado abaixo. Usando um multímetro analógico, um estudante mediu a tensão sobre os resistores de 1kΩ e 100Ω, indicadas na figura abaixo como V1 e V2, respectivamente.



Imagem associada para resolução da questão



Com base nessas medições e sabendo que a corrente total é I = 18,5 mA, a resposta que mais se aproxima do resultado esperado para o valor da resistência do potenciômetro P1 será:

Em um laboratório de Física, um estudante utiliza um paquímetro (Figura 1) para medir o diâmetro de um cilindro metálico. A leitura na escala fixa (régua) do paquímetro é 2,30cm. Na escala do nônio/vernier, a coincidência com a escala principal ocorre na marca 6. Sabendo que a resolução do paquímetro é de 0,05mm, o valor CORRETO do diâmetro do cilindro, respeitando a quantidade adequada de algarismos significativos, será:



Imagem associada para resolução da questão

A maioria das células e tecidos humanos é incolor. Para que possam ser visualizados ao microscópio, é essencial que as lâminas passem pelo processo de coloração. Considerando a coloração de rotina (hematoxilina-eosina), analise as assertivas abaixo:



I- Antes da coloração, é necessário remover a parafina presente nos cortes, pois a hematoxilina-eosina é aquosa e não penetra na parafina.


II- Antes da coloração, as lâminas de vidro com os cortes nelas aderidos são mergulhadas em álcool absoluto para remoção da parafina.


III- A eosina é a parte ácida do corante, com afinidade pelas estruturas básicas. A coloração final obtida varia do rosa claro ao vermelho.


IV- A hematoxilina é parte básica do corante e cora em azul ou violeta o núcleo das células e regiões citoplasmáticas ricas em ácido ribonucleico (RNA).


V- Após a coloração, os cortes são montados para preservação e observação. Para tal, aplica-se uma gota de xilol sobre o corte ou sobre uma lamínula.



É CORRETO o que se afirma apenas em:

A solicitação de coloração especial, ou específica, é um procedimento feito pelo patologista ou pesquisador sempre que a lâmina corada por Hematoxilina & Eosina (HE) não for suficiente para diagnóstico ou para mostrar estruturas que necessitam serem esclarecidas (Dorigan Neto,2012). Qual coloração é a indicada para detectar glicogênio em cortes histológicos?