Filtrar


Questões por página:
A NBR 9050 é uma norma reguladora, criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que define os aspectos de acessibilidade que devem ser observados nas construções urbanas. Esta Norma definiu a seguinte medida como Módulo de Referência:

Uma determinada empresa tem, dentre seus funcionários, pessoas em cadeira de rodas (PCR), além de pessoas com outras deficiências. Desse modo, essa empresa atende ao reconhecimento do direito das pessoas com deficiência (PCD) ao trabalho, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, conforme definido pelo Decreto Legislativo no 186/2008 e promulgado pelo Decreto no 6.949/2009. Buscando atender a critérios para o conforto ergonômico e a acessibilidade, com especial atenção às PCD que integram seu corpo de funcionários, essa empresa contratou um serviço para especificação de mobilário para os postos de trabalho. Nessa especificação, deverão ser atendidos os critérios de acessibilidade nos mobiliários para PCD, definidos pela NBR 9050/2020.


Nesse contexto, para garantir que a PCR tenha possibilidade de avançar sob a mesa de modo confortável, a empresa deverá adquirir um modelo de mesa com altura livre sob o tampo e com profundidade livre mínima, em m, de, respectivamente,

Questão Anulada

A NBR 6492/1994, que fixa as condições exigíveis para representação gráfica de projetos de arquitetura, visando à sua boa compreensão, considera que a Planta de Situação compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos, podendo conter informações específicas em função do tipo e porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina.

 

Segundo essa norma brasileira, na fase do Anteprojeto, a Planta de Situação deve conter, dentre outras informações, as seguintes indicações:

A NBR 9050/2022 reúne a legislação em vigor relativa à acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, regulamentando entradas, rotas acessíveis, dimensionamento de portas e características de dispositivos para circulação de pedestres em passeios públicos, como escadas e rampas.

De acordo com os critérios e parâmetros estabelecidos por essa norma, para a garantia das condições de acessibilidade ao meio físico de caráter público, deve-se ter em conta que

Dentre os serviços prestados por arquitetos e urbanistas, destaca-se a compatibilização de projetos de arquitetura e urbanismo e projetos complementares, entre os quais estão os projetos de estrutura. Nesse contexto, a compatibilização entre as soluções de arquitetura e de estrutura demandam conhecimentos sobre processos e elementos construtivos, que incluem, dentre os mais utilizados, a construção de alvenaria. A alvenaria pode ser empregada na confecção de diversos elementos construtivos, tais como paredes, abóbadas e sapatas, por exemplo, e pode ter função estrutural e/ou de vedação. Quando a alvenaria é empregada na construção para resistir a cargas, é chamada alvenaria resistente, pois, além do seu peso próprio, ela suporta cargas, como o peso de lajes, telhados e pavimento superior, entre outras.


A alvenaria resistente apresenta vantagens de custo e tempo de execução, podendo ser empregada para a construção de elementos estruturais específicos, como os pilares de tijolo maciços, que são