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O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEA) é o conjunto de estudos desenvolvidos para avaliação dos benefícios diretos e indiretos decorrentes dos investimentos em implantação de novas infraestruturas, em geral de transportes, ou melhoramentos das já existentes. No âmbito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os EVTEA executados pela Coordenação-Geral de Planejamento e Programação de Investimentos (CGPLAN) seguem algumas fases, que envolvem:
I. consolidação de todos os dados e resultados dos estudos realizados nas etapas anteriores e elaboração da análise econômica, quantificando os benefícios de cada alternativa, mostrando os respectivos indicadores econômicos para as alternativas propostas pelos estudos;
II. estudos preliminares onde serão coletados, tratados e armazenados dados disponíveis no DNIT e em fontes externas especializadas, complementados por informações coletadas na região dos segmentos a serem estudados;
III. realização dos estudos necessários para que possam ser determinadas as obras de adequação e/ou construção necessárias e estimação dos possíveis custos do empreendimento, incluindo custos dos estudos de viabilidade e ambientais, do projeto de engenharia, das obras, das desapropriações, das manutenções, da supervisão da obra e dos programas de atendimento às condicionantes ambientais;
IV. análise dos dados (DNIT e fontes externas) após sua obtenção, diagnóstico dos problemas e proposição das alternativas de solução, descrevendo-se os possíveis impactos sociais, ambientais e de tráfego para cada uma delas;
V. coleta in loco dos dados que não foram obtidos na fase inicial e foram considerados imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos. Entre esses dados, podem estar dados de tráfego, do pavimento, do leito estradal, ambientais ou socioeconômicos.
A ordem cronológica das fases (da 1ª para a 5ª) dos EVTEA executados pela CGPLAN do DNIT está corretamente identificada em:
I. consolidação de todos os dados e resultados dos estudos realizados nas etapas anteriores e elaboração da análise econômica, quantificando os benefícios de cada alternativa, mostrando os respectivos indicadores econômicos para as alternativas propostas pelos estudos;
II. estudos preliminares onde serão coletados, tratados e armazenados dados disponíveis no DNIT e em fontes externas especializadas, complementados por informações coletadas na região dos segmentos a serem estudados;
III. realização dos estudos necessários para que possam ser determinadas as obras de adequação e/ou construção necessárias e estimação dos possíveis custos do empreendimento, incluindo custos dos estudos de viabilidade e ambientais, do projeto de engenharia, das obras, das desapropriações, das manutenções, da supervisão da obra e dos programas de atendimento às condicionantes ambientais;
IV. análise dos dados (DNIT e fontes externas) após sua obtenção, diagnóstico dos problemas e proposição das alternativas de solução, descrevendo-se os possíveis impactos sociais, ambientais e de tráfego para cada uma delas;
V. coleta in loco dos dados que não foram obtidos na fase inicial e foram considerados imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos. Entre esses dados, podem estar dados de tráfego, do pavimento, do leito estradal, ambientais ou socioeconômicos.
A ordem cronológica das fases (da 1ª para a 5ª) dos EVTEA executados pela CGPLAN do DNIT está corretamente identificada em:
Durante vistoria técnica em uma obra de edifício em construção, foram identificadas irregularidades nos pilares do terceiro pavimento. Ensaios realizados por laboratório credenciado confirmaram que o concreto utilizado apresenta resistência média de 18 Mpa, inferior aos 25 MPa exigidos em projeto. A concretagem foi executada há 28 dias, e a estrutura já suporta o peso das lajes superiores. O cronograma da obra prevê o início do revestimento da fachada em dez dias. Diante dessa situação, o engenheiro responsável deve elaborar parecer técnico com as medidas corretivas a serem adotadas.
Considerando as boas práticas da engenharia e os princípios da gestão da qualidade em obras, o engenheiro deve:
Considerando as boas práticas da engenharia e os princípios da gestão da qualidade em obras, o engenheiro deve:
Concurso:
Prefeitura de Itaguara - MG
Disciplina:
Engenharia Civil
Considere os insumos abaixo necessários para execução de uma determinada etapa de uma obra residencial. Considerando a Curva ABC onde o Grupo A contém os insumos que representam 80% do custo, o grupo B que representam 15% do custo e o grupo C os 5% restantes, pode-se dizer que existem X insumos que estão na categoria A da curva. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor de X.

Concurso:
UNESP
Disciplina:
Engenharia Civil
A NR-26 é a norma brasileira que dispõe sobre Sinalização de Segurança, e refere-se a normas oficiais para especificidades de sinalização. Assim, designa a ABNT NBR 16820:2020 para estabelecer requisitos nas questões de sinalização de segurança.
Sobre esse assunto, é correto afirmar que
Sobre esse assunto, é correto afirmar que
Concurso:
Prefeitura de Santana do Manhuaçu - MG
Disciplina:
Engenharia Civil
Sobre o tapa-buracos em estradas vicinais e rurais, analisar os itens.
I. Tem por objetivo a correção de falhas como buracos, sulcos e erosões.
II. Trata-se de um reparo localizado.
III. O preenchimento geralmente é feito com terra compactada (solução temporária) ou cascalho ou brita (mais eficaz).
Está CORRETO o que se afirma:
I. Tem por objetivo a correção de falhas como buracos, sulcos e erosões.
II. Trata-se de um reparo localizado.
III. O preenchimento geralmente é feito com terra compactada (solução temporária) ou cascalho ou brita (mais eficaz).
Está CORRETO o que se afirma: