Filtrar


Questões por página:
Quando há necessidade de mais espaço de armazenamento em um microcomputador, a opção mais comum é simplesmente adquirir outro HD. Quando se faz referência a armazenamento em redes, três siglas surgem como solução: NAS, DAS e SAN. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. DAS (Direct Attached Storage) refere-se a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor ou a qualquer outro micro da rede, como no caso das "cases" de HD ligadas a portas USB.
II. NAS (Network Attached Storage) refere-se a uma máquina que funciona como um servidor de arquivos ligado diretamente na rede e que roda um sistema operacional completo.
III. SAS (Serial Attached SCSI) é um barramento serial, similar ao SATA utilizado em HDs domésticos, mas que adiciona recursos para o uso em servidores. As versões iniciais do SAS suportavam taxas de transferência de 150 e 300 MB/s. Recentemente foi introduzido o padrão de 600 MB/s e passou a ser desenvolvido o padrão seguinte, de 1,2 GB/s.

Assinale:

Microsoft SMS é uma aplicação completa de gerenciamento de sistemas baseados em Windows, que inclui inventário de software e hardware, instalação automatizada de aplicações, análise de uso de aplicações nas estações de trabalho, relatórios gerenciais e acesso remoto, sendo uma ferramenta indispensável para equipes de Helpdesk e gerentes de TI. O SMS disponibiliza diversas ferramentas, com destaque para duas, cujos objetivos são:

  • um programa de instalação manual iniciada por script de logon; e
  • um pacote do Windows Installer que contém o software Cliente Avançado.

Essas ferramentas são conhecidas, respectivamente, como:

O protocolo SNMP ("Simple Network Management Protocol") representa a solução adotada na Internet para permitir que gerentes de redes possam localizar e corrigir problemas. Nesse contexto, a seguir são apresentados os objetivos de duas modalidades de gerência.

G1 - permitir a preparação, a inicialização, a partida, a operação contínua e a posterior suspensão dos serviços de interconexão entre sistemas abertos, com a função de manutenção e monitoração da estrutura física e lógica de uma rede, incluindo a verificação da existência dos componentes e da interconectividade entre esses componentes;
G2 - monitorar os estados dos recursos, da manutenção de cada um dos objetos gerenciados, e pelas decisões que devem ser tomadas para restabelecer as unidades do sistema que venham a dar problemas.

As modalidades de gerência descritos em G1 e G2 são, respectivamente, denominadas gerência de:
No funcionamento do protocolo SNMP ("Simple Network Management Protocol") existem duas operações básicas e suas derivações, a saber:

OP1 - utilizada para ler o valor da variável; o gerente solicita que o agente obtenha o valor da variável;
OP2 - utilizada para comunicar um evento; o agente comunica ao gerente o acontecimento de um evento, previamente determinado.

As operações OP1 e OP2 são, respectivamente, conhecidas por:
O protocolo SNMP ("Simple Network Management Protocol") faz parte da pilha TCP/IP e é utilizado para obter informações de servidores SNMP. No seu funcionamento, utiliza o conceito de MIB ("Management Information Base"), definido pelo RFC1066 como o conjunto de objetos gerenciados que procura abranger todas as informações necessárias para a gerência da rede. Resultante da evolução, a RFC 1213 definiu três tipos de MIBs que fornecem informações:

T1 - gerais de gerenciamento sobre um determinado equipamento gerenciado, como número de pacotes transmitidos e estado da interface;
T2 - específicas sobre as tecnologias dos meios de transmissão e equipamentos empregados;
T3 - específicas dos equipamentos empregados, como configuração, colisões, sendo também possível reinicializar ou desabilitar uma ou mais portas do roteador.

As MIBs dos tipos T1, T2 e T3 são, respectivamente, dos seguintes tipos: