Filtrar


Questões por página:
A respeito do projeto e operação de redes ópticas de acesso e de transmissão, julgue o próximo item.

Suponha que, durante a operação de uma rede FTTH (fiber-to-the home), se verifique uma falha que atinja clientes conectados a um mesmo splitter. Nesse caso, consideradas as possíveis arquiteturas de rede e a nomenclatura de referência para redes ópticas, é correto afirmar que a falha está localizada necessariamente em pelo menos um dos seguintes elementos de rede: no OLT (optical line termination); na fibra óptica entre o dispositivo OLT e o splitter diretamente conectado ao OLT; no splitter diretamente conectado ao OLT.
Com relação a projeto e operação de redes sem fio, julgue o item subsequente.

Redes WiMAX, Wi-Fi nas versões IEEE 802.11g/n e LTE (long-term evolution) fazem uso de OFDMA (orthogonal frequency division multiple access) nos enlaces direto e reverso, o que permite economia de largura de banda e equalização simplificada, em detrimento da imunidade ao efeito de multipercursos.
Com relação a projeto e operação de redes sem fio, julgue o item subsequente.

Durante a operação de uma rede sem fio, uma possível estratégia de mitigação de interferências é o uso de algoritmos de gestão de recurso de rádio (RRM – radio resource management).
Com relação às características de redes determinísticas e não determinísticas, julgue o item a seguir.

O tráfego de pacotes com base no padrão ATM (asynchronous transfer mode) não pode ser compatibilizado com o padrão SDH (synchronous digital hierarchy) ou PDH (plesiochronous digital hierarchy), devido aos diferentes requisitos de sincronismo de relógio nesses três tipos de rede.
Com relação às técnicas de modulação analógica e digital, codificação, multiplexação e múltiplo acesso, julgue o seguinte item.

Codificadores de voz paramétricos, tais como os fundamentados em CELP (code-excited linear prediction), permitem uma redução significativa na taxa de transmissão quando comparados com codificadores por forma de onda, como os baseados na Lei-A. Essa característica é explorada por diferentes sistemas de comunicação, incluindo-se os que fazem uso de VoIP (voice over IP).