Filtrar


Questões por página:

“A topologia de rede se refere ao layout físico das redes, ou seja, a forma que uma rede está organizada fisicamente. A topologia de uma rede é a representação geométrica da relação de todos os links e os dispositivos de uma conexão (geralmente denominados nós) entre si.”

(Forouzan, 2008.)

Acerca das topologias de rede, relacione as colunas.

1. Malha.
2. Barramento.
3. Estrela.
4. Anel.
5. Híbrida.

( ) Cada dispositivo tem um link ponto a ponto dedicado ligado apenas com o controlador central.

( ) Pode-se ter uma topologia principal e cada ramificação, conectando várias estações em uma outra topologia.

( ) Cada dispositivo possui uma conexão ponto a ponto dedicada com os outros dois dispositivos conectados de cada lado.

( ) Cada dispositivo possui um link ponto a ponto dedicado com cada um dos demais dispositivos.

( ) Um longo cabo atua como um backbone que interliga todos os dispositivos da rede.

A sequência está correta em

“O endereçamento IPv4, em seu início, utilizava o conceito de classes. Essa arquitetura é chamada endereçamento com classes. No endereçamento com classes, o espaço de endereços é dividido em cinco classes: A, B, C, D e E. Cada classe ocupa alguma parte do espaço de endereços.”

(Forouzan, 2008.)

Assinale a alternativa que apresenta correta e sequencialmente o número de blocos, o tamanho do bloco e a aplicação no endereçamento IPv4, classe B.

Protocolo de roteamento “open”, publicamente disponível, usa algoritmo Link State, com disseminação de pacote LS, mapa de topologia em cada nó e cálculo de rota usando Algoritmo de Dijkstra. Assinale a alternativa que contempla corretamente o protocolo de roteamento que se encaixa na especificação acima.
Um administrador de redes, ou outro profissional qualificado, pode alocar endereços IP’s em uma rede de duas formas diferentes, dinâmica ou manualmente, ou seja, sendo alocado dinamicamente pelo servidor ou configurado manualmente pelo administrador de rede, ou por outro profissional qualificado. O protocolo responsável por alocar endereços IP’s dinamicamente no servidor é conhecido como

Com o crescimento de dispositivos conectados à internet, o número de endereços IPv4 disponíveis está praticamente esgotado. Algumas empresas ainda possuem alguns blocos de endereços IPv4, mas comercialmente já está difícil conseguir algum bloco para aquisição. Há muito já se fala nesse problema e, por isso, foi criado um novo protocolo, o IPv6, que deverá se tornar o padrão de fato para a internet e as redes em geral. Com a entrada do IPv6 uma das mudanças está no tamanho do endereço, passando dos atuais 32 bits para 128 bits. O IPv4 utiliza quatro octetos, agrupados três a três, ao passo que o IPv6 utiliza caracteres hexadecimais, agrupados em oito conjuntos de quatro caracteres. Um datagrama IPv6 possui algumas diferenças, se comparado com o seu antecessor. Alguns campos foram suprimidos no IPv6, tornando o datagrama mais simples. São campos do novo datagrama IPv6, EXCETO: