Filtrar


Questões por página:
Considere as seguintes características, encontradas em alguns algoritmos de ordenação:

I - É estável, ou seja, não altera a ordem relativa dos elementos que possuem o mesmo valor de chave de ordenação.
II - Percorre repetidamente a lista a ser ordenada, comparando o elemento corrente com o seguinte e, se necessário, trocando os seus valores.
III - Divide a lista a ser ordenada em duas partes: uma sublista ordenada de elementos, que é construída da esquerda para a direita (ordem crescente), à frente de uma sublista referente aos elementos não ordenados, sendo que, inicialmente, a primeira lista é vazia, enquanto a segunda contém todos os elementos a serem ordenados.

Essas características se aplicam, respectivamente, aos seguintes métodos de ordenação:

A Figura a seguir exibe uma árvore binária.



Imagem associada para resolução da questão




Suponha que uma função percorra essa árvore em ordem simétrica e exiba os valores de seus nós no console.

Um dos possíveis somatórios do 2º, do 3º e do 4º valores exibidos por essa função é

Pilhas são estruturas de dados do tipo LIFO (last-in first-out), nas quais o último elemento a ser inserido será o primeiro a ser retirado. Assim, uma pilha permite acesso a apenas um item de dados: o último inserido.

O tempo de execução da operação POP (desempilhar) em uma pilha com n elementos é
O Bubble Sort é um algoritmo de ordenação que recebe como entrada uma lista de elementos e produz uma lista ordenada de acordo com determinado critério. É adequado para listas pequenas, quase ordenadas, ou quando a simplicidade do algoritmo é uma prioridade. Considere o uso do Bubble Sort para uma ordenação ascendente da seguinte lista:

[54,26,93,17,77,31,44,55,20].

Nesse caso, quantas trocas serão feitas na terceira varredura (iteração)?
A ordenação de dados é crucial na ciência da computação, permitindo busca eficiente e melhorando a performance de algoritmos. Além disso, facilita a visualização e a interpretação dos dados, preparando-os para operações futuras. Em interfaces de usuário, a ordenação melhora a usabilidade, pois organiza os dados de forma relevante para os usuários. Nesse contexto, considere que se quer ordenar um pequeno conjunto de dados que já está quase totalmente ordenado.

O algoritmo de ordenação mais eficiente para essa tarefa é a(o)