Filtrar


Questões por página:
Na lógica de programação, um tipo de dado __________ é caracterizado como um número que possui parte decimal, podendo ser positivo, negativo ou zero.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Em programação, os dados são organizados, gerenciados e armazenados em diferentes formas, concebendo diferentes estruturas de dados. Com base em estruturas de dados convencionais, assinale a afirmativa correta.
A equipe responsável pela elaboração de projetos de tecnologia da informação de determinada instituição recebeu a seguinte demanda do setor administrativo: “no setor de atendimento ao usuário, frequentemente, há atendimentos que, hoje, são gerenciados de forma manual, causando inúmeros transtornos pela falta de controle, bem como acúmulo de pessoas próximas à entrada do setor. Pensamos na criação de um sistema web em que o usuário acessa o portal e, para o dia corrente, faz uma requisição para solicitar atendimento. O fluxo de atendimento deverá ser diário, ou seja, todos os dias, de 7 às 8 horas, o sistema possibilitará tal solicitação de atendimento, por ordem de requisição, sem marcar horário. Deve-se levar em consideração que os atendimentos do dia ocorrem de 13 às 18 horas, com uma hora de duração; portanto, serão possíveis cinco atendimentos diários”. Considerando que o responsável pelo projeto definiu que a implementação utilizando a estrutura de dados fila irá atender a tais exigências, assinale a afirmativa correta.
A estrutura de dados árvore herda as características das topologias em árvore, cujos dados estão dispostos de forma hierárquica, tendo como o elemento principal uma raiz que se liga a outros elementos através dos seus galhos. Após análise da equipe de desenvolvimento, foi observado que essa estrutura é amplamente utilizada em diversas situações como ordenação de pastas de um sistema operacional, interfaces gráficas e banco de dados; portanto, o time ficou definido que a estrutura pode ser perfeitamente empregada dentro do projeto de desenvolvimento de uma nova aplicação de controle financeiro a ser desenvolvida. Sobre o tipo de estrutura, analise as afirmativas a seguir.

I. Os nós que não possuem filhos são denominados nós folha. II. A altura de uma árvore representa a distância entre a raiz e um nó folha do maior nível da árvore. III. O grau é a propriedade que qualifica os nós de uma árvore, definindo a quantidade de filhos que cada possui.

Está correto o que se afirma em
Considere as seguintes definições relacionadas a algoritmos de ordenação e assinale a alternativa que identifica corretamente as três definições, considerando sua ordem.
1. O algoritmo consiste em percorrer o vetor de itens desordenados da esquerda para a direita, ordenando um item por vez. A cada passo, o item não ordenado é comparado aos itens à sua esquerda (os quais já estão ordenados) de modo a encontrar em qual posição ele deve ser colocado. Esses passos são repetidos para cada um dos itens não ordenados restantes. O algoritmo termina quando o último item do vetor é colocado na posição correta.
2. O algoritmo divide logicamente o vetor em duas partições: uma partição contendo itens ordenados, que é construída da esquerda para a direita na frente (esquerda) do vetor, e uma partição contendo itens restantes não ordenados que ocupam o resto do vetor. Inicialmente, a partição ordenada está vazia e a partição não ordenada é o próprio vetor de entrada. Em cada passo, o algoritmo encontra o menor item na partição não ordenada, trocando-o com o item não ordenado mais à esquerda da partição (colocando-o, portanto, em ordem). Então, o limite lógico entre as partições ordenada e não ordenada é incrementado em uma posição e os passos anteriores são repetidos. O algoritmo termina quando resta apenas um item a ser ordenado.
3. O algoritmo divide o problema em partes menores, resolvendo cada parte separadamente e juntando os resultados posteriormente. O vetor é dividido em duas partes iguais, sendo cada uma delas dividida em duas partes, e assim por diante, até restarem partes com um ou dois itens, cuja ordenação é trivial. Para juntar pares de partes ordenadas, os dois primeiros itens de cada parte são separados e o menor deles é selecionado e posicionado como primeiro elemento. Em seguida, os menores entre os restantes são comparados e posicionados e assim se prossegue até que todos os elementos tenham sido juntados. O procedimento é repetido até que todas as partes tenham sido tratadas.