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Concurso:
BDMG
Disciplina:
Governança de TI
Em relação aos conceitos da ITIL, analise as seguintes afirmativas:
I. Serviço é um meio de entregar valor aos clientes, facilitando o alcance dos resultados que eles desejam, tirando deles a propriedade dos custos e riscos específicos.
II. Central de Serviço (Service Desk) é uma das funções da Operação de Serviço relacionada à execução das atividades diárias da operação e melhoria da tecnologia utilizada nos serviços.
III. O processo de Gerenciamento de Mudança visa assegurar o tratamento sistemático e padronizado de todas as mudanças ocorridas no ambiente operacional, minimizando impactos na qualidade do serviço.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Serviço é um meio de entregar valor aos clientes, facilitando o alcance dos resultados que eles desejam, tirando deles a propriedade dos custos e riscos específicos.
II. Central de Serviço (Service Desk) é uma das funções da Operação de Serviço relacionada à execução das atividades diárias da operação e melhoria da tecnologia utilizada nos serviços.
III. O processo de Gerenciamento de Mudança visa assegurar o tratamento sistemático e padronizado de todas as mudanças ocorridas no ambiente operacional, minimizando impactos na qualidade do serviço.
Marque a alternativa CORRETA:
Concurso:
BDMG
Disciplina:
Governança de TI
Adequando aos conceitos de governança de TI, para satisfazer os objetivos de negócio, a informação precisa estar em conformidade com critérios de informação específicos. O COBIT refere-se a estes critérios como requisitos de negócio para informação e os classifica em 03 (três) grupos. Associe os critérios de informação ao principal grupo ao qual estão relacionados.
Está CORRETA a seguinte sequência de respostas, de cima para baixo:
Concurso:
BDMG
Disciplina:
Governança de TI
Analise as seguintes afirmativas sobre os conceitos de governança de TI, com base no framework do COBIT.
I. O conselho de diretoria e o corpo executivo são responsáveis pela governança de TI, o que envolve estruturas e processos que direcionam a organização na direção de alcançar seus objetivos. Para isto, são utilizados os seguintes princípios: “Direção e Controle”, “Responsabilidade”, “Prestação de Contas” e “Atividades”.
II. O modelo de maturidade nível 3 (Definido) está associado a um processo estar padronizado, documentado e comunicado.
III. Para mapear as 17 metas de negócio o COBIT utiliza a metodologia de Balance Score Card, que permite mapear a estratégia de uma organização em objetivos, através de indicadores de desempenho distribuídos em 4 perspectivas: “Aprendizado e Crescimento”, “Processo Interno”, “Cliente”, “Financeira”.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O conselho de diretoria e o corpo executivo são responsáveis pela governança de TI, o que envolve estruturas e processos que direcionam a organização na direção de alcançar seus objetivos. Para isto, são utilizados os seguintes princípios: “Direção e Controle”, “Responsabilidade”, “Prestação de Contas” e “Atividades”.
II. O modelo de maturidade nível 3 (Definido) está associado a um processo estar padronizado, documentado e comunicado.
III. Para mapear as 17 metas de negócio o COBIT utiliza a metodologia de Balance Score Card, que permite mapear a estratégia de uma organização em objetivos, através de indicadores de desempenho distribuídos em 4 perspectivas: “Aprendizado e Crescimento”, “Processo Interno”, “Cliente”, “Financeira”.
Marque a alternativa CORRETA:
Concurso:
BDMG
Disciplina:
Governança de TI
Associe a área de processo do SW-CMMI (Software Capability Maturity Model Integration) ao nível mínimo de maturidade em que ela precisa estar dominada pela organização.
Está CORRETA a seguinte sequência de respostas, de cima para baixo:
A respeito de governança de tecnologia da informação (TI), julgue as afirmativas a seguir:
( ) Entre os fatores motivadores da governança de TI incluem-se o ambiente de negócio, a integração tecnológica, a segurança da informação, a dependência do negócio em relação à TI e os marcos de regulação.
( ) A governança de TI é de responsabilidade do nível operacional da administração, cuja atuação nas estruturas e nos processos organizacionais garante que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização.
( ) Mensuração de desempenho é um dos focos da governança de TI e utiliza indicadores que vão muito além dos critérios financeiros assegurando uma medição e avaliação precisa dos resultados do negócio.
Assinale a opção com a sequência CORRETA de cima para baixo:
( ) Entre os fatores motivadores da governança de TI incluem-se o ambiente de negócio, a integração tecnológica, a segurança da informação, a dependência do negócio em relação à TI e os marcos de regulação.
( ) A governança de TI é de responsabilidade do nível operacional da administração, cuja atuação nas estruturas e nos processos organizacionais garante que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização.
( ) Mensuração de desempenho é um dos focos da governança de TI e utiliza indicadores que vão muito além dos critérios financeiros assegurando uma medição e avaliação precisa dos resultados do negócio.
Assinale a opção com a sequência CORRETA de cima para baixo: