Filtrar


Questões por página:
Tendo como referência o modelo CMMI (capability maturity model integration), versão 1.3, e o guia geral de serviços de melhoria de processos do software brasileiro (MPS.BR), versão 2012, julgue os itens seguintes.

A norma NBR ISO/IEC 9126 fornece um modelo de qualidade de produto de software, cujos princípios servem de base, no CMMI, para a elaboração da área de processo denominada garantia da qualidade do processo e do produto.
Tendo como referência o modelo CMMI (capability maturity model integration), versão 1.3, e o guia geral de serviços de melhoria de processos do software brasileiro (MPS.BR), versão 2012, julgue os itens seguintes.

A norma NBR ISO/IEC 12207 — uma das bases técnicas para a definição do modelo MPS — é aplicável não só ao desenvolvimento de produtos de software, mas também à aquisição de sistema ou serviço.
Tendo como referência o modelo CMMI (capability maturity model integration), versão 1.3, e o guia geral de serviços de melhoria de processos do software brasileiro (MPS.BR), versão 2012, julgue os itens seguintes.

Na análise de desempenho, para que a unidade organizacional se mantenha no nível de maturidade A (em otimização) do MPS.BR, uma das exigências é de que, em pelo menos um dos processos selecionados, sejam implementados os atributos de processo executado e gerenciado.
Tendo como referência o modelo CMMI (capability maturity model integration), versão 1.3, e o guia geral de serviços de melhoria de processos do software brasileiro (MPS.BR), versão 2012, julgue os itens seguintes.

Para alcançar o nível de maturidade D (largamente definido) do MPS.BR, a unidade organizacional precisa satisfazer aos atributos dos processos de desenvolvimento do sistema de serviços (DSS) e orçamento e contabilização de serviços (OCS).
Tendo como referência o modelo CMMI (capability maturity model integration), versão 1.3, e o guia geral de serviços de melhoria de processos do software brasileiro (MPS.BR), versão 2012, julgue os itens seguintes.

Uma das origens da distinção entre os níveis de maturidade 3 e 4 do CMMI diz respeito à previsibilidade do desempenho de processo, uma vez que, no nível 4, as previsões são parcialmente fundamentadas em análises estatísticas dos dados do processo refinado