Filtrar


Questões por página:

O COBIT 5 fornece orientações da ISACA sobre governança corporativa e gestão de TI e é baseado na evolução decorrente da aplicação prática do COBIT por muitas organizações e usuários das comunidades de negócios, TI, risco, segurança e garantia. Considerando o “Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização” do COBIT 5, avalie as seguintes assertivas.


I. A qualidade intrínseca reflete o quanto os habilitadores do COBIT 5 e seus resultados cumprem a meta levando-se em consideração o contexto em que operam.

II. A gestão é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades em consonância com a direção definida pelo órgão de governança a fim de atingir os objetivos corporativos.

III. A forma proposta pelo COBIT 5 para avaliar se o processo atinge seus objetivos, avaliando os resultados dos processos, utiliza a classificação da norma ISO/IEC 15504 conforme as seguintes escalas: Não Atingido, Fracamente Atingido, Parcialmente Atingido, Amplamente Atingido, Plenamente Atingido.

IV. Os habilitadores “Informação”, “Serviços, infraestrutura e aplicativos” e “Pessoas, habilidades e competências” também são recursos da organização e devem ser gerenciados e governados.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Sobre o Guia de Elaboração de PDTIC do SISP Versão 2.0 e considerando que um Plano de Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) representa um instrumento de gestão para a execução das ações de TI da organização, possibilitando justificar os recursos aplicados em TI, minimizar o desperdício, garantir o controle, aplicar recursos naquilo que é considerado mais relevante e, por fim, melhorar o gasto público e o serviço prestado ao cidadão, assinale a alternativa CORRETA.

O Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC), situado no nível estratégico, é um documento que complementa o Planejamento Estratégico da Organização, por meio do planejamento de sistemas de informação, conhecimentos e informática, possibilitando a definição de objetivos específicos para a área de TI. Sobre a elaboração e constituição de um PETIC, avalie as seguintes afirmações:


I. A fase de Análise do Portfólio atual de TI considera, dentre outros aspectos: os projetos e serviços e seus respectivos status; execução do orçamento de TI; melhorias requeridas e já registradas; quantidade de mudanças no portfólio no período analisado.

II. O PETIC está posicionado no nível de Estratégico e Tático, subsidiando que ocorra o cascateamento dos objetivos diretamente para os Planos de Ação para o nível da Operação.

III. O plano considera a estratégia para sourcing, ou seja, a definição de terceirização ou adoção de outra estratégia para os recursos humanos da TI. É possível definir esta parte do plano após ter ocorrido o levantamento das necessidades de aplicações, arquitetura de TI, infraestrutura de TI e capacidade requerida.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

O Ciclo PDCA é creditado à W. Edwards Deming, referência em controle de qualidade em todo o mundo. O ciclo PDCA, definido por Deming como ciclo de Shewart, um físico que, na década de 1920 introduziu gráficos de controle na Bell Labs, baseia-se nos conceitos anteriores do método científico, que envolve formular uma hipótese, experimentá-la e avaliá-la. Considerando PDCA como sendo o ciclo de Plan (Planejamento), Do (Execução), Check (Avaliação ou Auditoria) e Act (Ação), avalie as seguintes afirmações:


I. Planejar (Plan) é estabelecer metas e processos para se atingir o objetivo. Em nível organizacional, contempla determinar a missão, visão e objetivos.

II. Executar (Do) é pôr os processos em execução para se atingir o objetivo, perseguindo que sigam as definições da forma como foram desenhados. Somente após o término da Execução (Do), é acionada a Avaliação (Check) para, por fim, dar andamento à Ação (Act).

III. Agir (Act) vale-se da etapa de Avaliação (Check) deste ciclo que gerou relatórios demonstrando a aderência da execução final dos processos às métricas e indicadores de qualidade planejados, para que sejam elaborados planos de ação para serem incluídos no planejamento e serem tratados na execução do próximo ciclo PDCA.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

O Balanced Scorecard (BSC), técnica de planejamento empresarial desenvolvida pelos professores de Harvard Kaplan & Norton (1996), propicia o alinhamento das iniciativas (projetos, ações, serviços) de TI aos objetivos estratégicos do negócio, considerando as perspectivas: financeira, clientes e usuários, processos internos (gestão de projetos, desenvolvimento, gestão de incidentes etc.) e, por fim, aprendizado e crescimento.


Sobre BSC, avalie as assertivas a seguir.


I. O BSC demonstra uma relação de causa e efeito e é uma poderosa ferramenta de planejamento e de gestão de desempenho específica para promover o alinhamento dos objetivos da área de negócios com a área de Tecnologia da Informação (TI).

II. Uma forma de materialização do BSC é pela utilização de Cartões CRC, que materializam as metas da TI valendo-se dos indicadores e da especificação dos responsáveis e da colaboração que cada um exerce nos objetivos estratégicos da TI.

III. A perspectiva de aprendizagem e crescimento não contempla infraestrutura e tecnologias, pois o foco recai no capital humano envolvido com a elaboração do BSC.

IV. O BSC é um método bastante utilizado para escolher os indicadores-chave (KPI) e conectá-los com os objetivos da organização, estabelecendo uma relação entre os KPIs, o processo medido pelo KPI e os objetivos da organização, geralmente apresentados na perspectiva financeira.


É CORRETO apenas o que se afirma em