Filtrar


Questões por página:
Considere duas esferas, A e B, com as mesmas dimensões e massas iguais. A esfera A se aproxima velozmente da esfera B, inicialmente em repouso, com a qual irá colidir direta e frontalmente, como ilustra a figura.

Considere desprezíveis os atritos entre as esferas e a superfície plana e horizontal sobre a qual estão apoiadas.
A razão entre o valor máximo e o valor mínimo da energia cinética que a esfera B pode adquirir após a colisão é
Considere um fio formado por dois trechos retilíneos horizontais semi-infinitos que estão conectados por um fio em forma de um semicírculo de raio R e centro C, como ilustra a figura. Por hipótese, os trechos retilíneos, juntamente com o trecho semicircular pertencem a um mesmo plano. Por esse fio flui uma corrente estacionária i da direta para a esquerda.

O módulo do campo magnético criado pela corrente i e que passa pelo fio, é
O campo elétrico de uma onda plana e monocromática que se propaga no vácuo em um ponto genérico e em um instante genérico t é dado por = Ex + Ey onde Ex = A cos(kx – ωt) e Ey = 2A cos(kx – ωt), onde k é uma constante positiva e ω = kc, sendo c o módulo da velocidade da luz no vácuo.
Podemos afirmar que essa onda
Considere um fio neutro, retilíneo, infinitamente longo e na vertical, por onde flui uma corrente estacionária i no sentido de baixo para cima. Em um dado instante, uma partícula de carga positiva q encontra-se a uma certa distância, à direita do fio. Nesse instante, a velocidade da partícula é paralela ao fio e aponta no sentido da corrente, isto é, sua velocidade é vertical e para cima, como indica a figura.

A força eletromagnética que atua nessa partícula, no instante considerado, é

Um raio de luz monocromática, vindo do ar, incide perpendicularmente a uma das faces laterais de um prisma feito de um material transparente de índice de refração n1, como mostra a Figura I. Ao atravessar o prisma, o raio luminoso sofre um desvio angular δ.

Justapõe-se à face lateral do prisma, oposta à de incidência, uma lâmina de faces paralelas feita de um material transparente de índice de refração n2, como mostra a Figura II.

Nesse caso, esse raio luminoso, ao atravessar o prisma e a lâmina de faces paralelas, sofre um desvio angular δ’.

Esses desvios angulares são tais que