Filtrar


Questões por página:

Um bloco de peso A, de 100 N, partindo do repouso, é suspenso por um conjunto de polias com cabos inextensíveis, conforme ilustra a figura abaixo. Uma força F de 100 N é aplicada ao cabo de uma das polias suspendendo o bloco A.

Pede-se determinar a altura do bloco A suspenso, em metros, em um intervalo de tempo de um segundo, sabendo-se que a aceleração da gravidade é de 10 m.s-2. Abandona-se o peso das polias e das cordas na presença do peso do bloco e da força de aplicação.

Uma bola é lançada no chão de um prédio, em repouso e de mesma altura, sem atrito, de peso 40 N, com aceleração de 4 m.s-2. Ao mesmo tempo, um objeto com velocidade inicial vo a 45º, do 5º andar, pesando 10 N, acerta-a.

Considerando uma balística no vácuo, pede-se determinar o módulo da velocidade inicial do objeto em m.s-1 e o tempo para contato em segundos, sabendo-se que a distância de cada andar é de 3 metros e que a aceleração da gravidade é de 10 m.s-2.

Considere um fio horizontal muito longo por onde flui uma corrente estacionária i (para a direita) e uma espira retangular com dois de seus lados paralelos ao fio. A espira e o fio estão no mesmo plano, como indica a figura A. A espira é colocada em movimento de translação, afastando-se do fio com velocidade de módulo VA, como ilustra a Figura A.
Seja iA a corrente induzida na espira devido ao seu movimento.

Repete-se o experimento anterior mas, agora, movendo-se a espira paralelamente ao fio, isto é, com uma velocidade paralela à direção do fio de módulo VB, como ilustra a Figura B.
Seja iB a corrente induzida na espira nessa situação.


A respeito das correntes induzidas nas duas situações, assinale a opção correta.

Uma esfera de aço de massa m, de pequenas dimensões, está presa a uma das extremidades de um fio ideal, cuja outra extremidade está presa a um suporte fixo. Com o fio esticado na horizontal, a esfera é abandonada, como ilustra a figura, e passa a se mover com atrito desprezível.

Durante o movimento, o fio pode não suportar a tensão a que é submetido e se romper. Para que isso não ocorra, sendo g o módulo da aceleração da gravidade local, o fio deve ser capaz de suportar uma tensão de até
Duas pequenas esferas, uma de massa m e outra de massa m’, estão fixas às extremidades de uma haste rígida de comprimento L e massa desprezível. A haste é livre para girar, em um plano vertical, em torno de um eixo horizontal localizado a uma distância L/4 da esfera de massa m’.
O sistema constituído pela haste e pelas esferas está, inicialmente, em repouso com a haste na vertical, como indica a Figura 1. Afastando-se a haste da vertical, seja para um lado seja para o outro, como ilustram as Figuras 2 e 3, ela tende a retornar à posição de equilíbrio.

Sendo assim, as massas m e m’ são tais que