Filtrar


Questões por página:

Em um experimento de dinâmica realizado no laboratório de Engenharia Mecânica, um robô foi projetado para empurrar um bloco de 4kg, inicialmente em repouso, sobre uma superfície horizontal ideal (sem atrito). Em determinado instante, o robô aplica uma força variável sobre o bloco, colocando-o em movimento na direção horizontal. Um sensor na mão do robô registra que a força aplicada é descrita pela função F(x) = (15 – x2) N, onde é a posição do bloco em metros. Com base nessas informações, a velocidade do bloco ao atingir x = 6m, considerando sua posição inicial como x = 0 será:

Considere que um veículo automotor, do tipo automóvel, deslocava-se por uma rodovia reta e plana, margeada por acostamentos e lotes lindeiros no mesmo nível. A pista de rolamento e os acostamentos eram pavimentados com asfalto, com coeficiente de atrito µ1=0,8. Os lotes lindeiros possuíam, na área imediata, pavimentação com pedregulhos, com coeficiente de atrito µ2=0,6. Em seguida, vinha uma área de terra solta, com coeficiente de atrito µ3=0,5. Considere que diante de uma situação de emergência o motorista acionou o sistema de freios do automóvel, produzindo marcas de arrastamento de pneumáticos com extensão de d1=45 metros no piso asfáltico, e com extensão de d2=15 metros no piso de pedregulhos, vindo, em seguida, a ter a marcha do veículo detida na área de terra solta, após percorrê-la por d3=2 metros. Utilize a equação adaptada (Km/h) para o cálculo de velocidade por dissipação de energia cinética, onde “µ” é o coeficiente de atrito, adimensional, e “d” a extensão das marcas pneumáticas deixadas pelo veículo em metros. Admita que o veículo não sofreu danos. Quanto à velocidade com que o veículo trafegava antes de ter acionado o seu sistema de freios, é correto afirmar:
Considere que uma motocicleta trafega por uma via aberta à circulação e, sem motivo aparente, deriva à direita, sem deixar marcas no leito viário, impacta a sua roda dianteira contra a guia da calçada, tomba sobre esta calçada, arrastando-se obliquamente no leito da calçada por 8,1 metros, apoiada por sua lateral direita, cujo coeficiente de atrito com a superfície da calçada é µ=0,5, transpõe toda a extensão da calçada, impacta contra a murada de proteção no outro extremo da calçada, quebra parte da murada e vem a repousar dependurada na murada, presa por sua roda traseira na estrutura da murada danificada, sendo que havia um desnível de 4 metros entre o piso da calçada e o piso do lote lindeiro adiante. Não havia informação quanto ao motociclista. Os cálculos demonstram que a energia cinética dissipada no arrastamento da motocicleta sobre o leito da calçada corresponde à velocidade de 32 Km/h. Admitindo-se que a dissipação de energia cinética nos danos produzidos na motocicleta e na quebra de parte da murada corresponde à velocidade de 24 Km/h, pergunta-se: qual das alternativas abaixo melhor descreve a velocidade da motocicleta antes do contato com a guia da calçada?
Sobre o obturador da câmera fotográfica podemos afirmar:
O sensor da máquina fotográfica pode ser regulado para captar a luz de forma mais lenta ou mais rápida, a isto chamamos de: