Filtrar


Questões por página:

“Na maior parte dos organismos acumuladores/produtores de arquivos, é pouco frequente que a organização dos documentos esteja a cargo de um profissional que conheça e aplique ao seu trabalho os princípios técnicos arquivísticos. Assim, é muito raro encontrar, nestes organismos, documentos classificados de acordo com a estrutura ou com as funções que os geraram. Mais comumente, a organização dos documentos de arquivo costuma ser resumida à sua ordenação – após serem separados por tipo ou espécie, são ordenados cronologicamente, alfabeticamente ou numericamente. No entanto, tal organização não é suficiente para informar sobre os vínculos da documentação com o seu organismo produtor.”

(Gonçalves,1998.)


Através de qual ferramenta a natureza desses vínculos fica verdadeiramente clara?

Sobre arquivo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um conjunto organizado de documentos, produzidos ou recebidos e preservados por instituições públicas ou privadas, mas não por indivíduos.

( ) É dividido em três categorias: públicos, privados e segmentados.

( ) Constitui fontes culturais de grande relevância, pois guarda a memória histórica individual e coletiva, manifestações culturais, fatos da civilização, leis, criações científicas e tecnológicas.

( ) Tem como função classificar, organizar e preservar a documentação.

A sequência está correta em

Uma das atividades típicas dos profissionais que atuam no apoio administrativo, seja no segmento público, ou no privado, é o arquivo. A grande maioria dos profissionais negligência muito as tarefas ligadas a prática de arquivamento, deixando-a de lado e sempre para depois. O problema é que o “depois” nunca chega, e com isso os documentos importantes ficam sem local adequado e muitas vezes se perdem, comprometendo até mesmo uma decisão. Arquivo não é só físico, o eletrônico também é arquivo, e precisa ser organizado, assim como o físico, pois pode ser que fique mais difícil de encontrar no meio eletrônico um documento, do que no meio físico, se mal organizado. Para conhecer os documentos de uma organização, a fim de montar um arquivo é necessário determinar os tipos e os fluxos do documento. O desenvolvimento desse reconhecimento está distribuído em levantamento de dados, análise dos dados coletados e planejamento.
Sobre a fase do planejamento dessa fase, assinale R para os pontos relevantes e NR para os não relevantes.
( ) A posição do arquivo na estrutura da instituição. ( ) Escolha do método de arquivamento. ( ) Estabelecimentos de normas de funcionamento. ( ) Identificação e capacitação dos recursos humanos. ( ) Desenvolvimento de arquivos básicos e temporários. ( ) Criação de manuais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, regulamenta o direito ao acesso à informação. Em seu artigo 7º, o acesso à informação compreende, entre outros, o direito de obter, exceto:
Dos materiais empregados em pequenos reparos de documentos, pode ser utilizada a cola metilcelulose. Sobre esta, é correto afirmar que é: