Filtrar


Questões por página:
A gestão de documentos é o processo que envolve a criação, classificação, arquivamento, busca e eliminação de documentos, tanto físicos quanto digitais, de acordo com as políticas e regulamentações da organização. Assinale a alternativa que faz a descrição correta do procedimento de protocolo e arquivamento de documentos em uma empresa.
Conforme a Lei nº 8159 de 8 de janeiro de 1991, os arquivos podem ser do tipo Público ou Privado. Referente aos arquivos Públicos ou Privados identifique com “V” as afirmativas verdadeiras e “F” as afirmativas falsas:

( ) Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.
( ) Para arquivos públicos, consideram-se documentos intermediários aqueles que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consulta frequente.
( ) Consideram-se documentos correntes aqueles que devem ser definitivamente preservados.
( ) O acesso aos documentos privados identificados como de interesse público e social poderá ser franqueado mediante autorização de seu proprietário ou possuidor.
( ) Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.

Assinale a alternativa correta:
Visualizar Questão Comentada
“É a denominação geralmente atribuída a setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso; denominação atribuída ao próprio número de registro dado ao documento; livro de registro de documentos recebidos e/ou expedidos. (PAES, Marilena Leite. Arquivos: teoria e prática.3.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. p.27).”

O texto apresentado é referente ao conceito de:
Considere as seguintes afirmações sobre gestão de documentação. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(_)A gestão de documentação visa apenas à organização de arquivos físicos.
(_)Uma boa gestão de documentação facilita a recuperação de informações.
(_)A digitalização de documentos é uma prática comum na gestão de documentação.
(_)A gestão de documentação envolve o ciclo de vida completo de um documento, desde a criação até a sua disponibilização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Os sistemas de segurança para a área de arquivamento são de fundamental importância. Assinale a alternativa correspondente ao método de segurança utilizado como meio de favorecimento de consultas e difusão de informação, sendo um procedimento utilizado mais recente e de fácil armazenamento, consistindo no registro fotográfico de documentos: