Filtrar


Questões por página:

Determinada paciente, atualmente com 42 anos de idade, ainda apresenta-se na menacme e voltou a ter vida sexual ativa recentemente. Busca orientação para contracepção, pois possui diversas comorbidades. É tabagista, com consumo de 40 cigarros por dia, tem histórico de um episódio de TVP há 12 anos, tem HAS e DM bem controladas e epilepsia controlada com fenitoína.

Com relação a esse caso clínico, a melhor opção de anticoncepção seria

Uma paciente de 3 anos de idade é levada para avaliação de rotina do pediatra, com queixa de surgimento de broto mamário unilateral à direita. Durante o seguimento, não surgiram novos caracteres sexuais em um ano de acompanhamento.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, assinale a alternativa correta.

Certa paciente de 25 anos de idade, obesa, com diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos, encontra-se em acompanhamento ambulatorial por desejo de gestar. Com relação à melhor estratégia para indução da ovulação dessa paciente, assinale a alternativa correta.

Uma paciente de 42 anos de idade, G4P3A1, em investigação ambulatorial de hiperprolactinemia, com histórico de hipertireoidismo, hipertensão, diabetes tipo 2 e dor crônica locorregional tipo II em pé esquerdo, utiliza enalapril, hidroclorotiazida, metformina, dipirona, meloxicam, ciclobenzaprina, amitriptilina e tramadol.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos epidemiológicos, quanto à causa mais provável da hiperprolactinemia, assinale a alternativa correta.

Determinada paciente em investigação ambulatorial por infertilidade apresenta cariótipo 46XX, genitália externa normal, mas vagina curta ao toque vaginal.
Acerca desse caso hipotético, o provável diagnóstico é a síndrome de