Questões de Concurso
Filtrar
16.137 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 3.228
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Agudo - RS
Disciplina:
Medicina
Sobre a meningite bacteriana, assinale a alternativa INCORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Agudo - RS
Disciplina:
Medicina
Na síndrome do desconforto respiratório, ainda não existem verdadeiros alvéolos e as vias aéreas terminais apresentam-se como estruturas tubulares, com paredes espessas e distantes dos capilares. O interstício é abundante, com pouca quantidade de tecido elástico e conectivo, e a área disponível para trocas gasosas é reduzida. Considerando esses aspectos fisiopatológicos, assinale a alternativa que apresenta um aspecto que NÃO está envolvido na fisiopatologia dessa doença.
Concurso:
Prefeitura de Agudo - RS
Disciplina:
Medicina
A Otite Média Aguda (OMA) é uma das infecções mais comuns na infância, sendo de etiologia bacteriana em aproximadamente 50-90% dos casos. Os principais patógenos envolvidos variam conforme idade, vacinação e uso prévio de antimicrobianos. Assinale a alternativa que apresenta o agente bacteriano MENOS prevalente como causa de OMA.
Concurso:
Prefeitura de Agudo - RS
Disciplina:
Medicina
Recém-nascido, sexo masculino,9 dias de vida, nascido a termo, parto normal, sem intercorrências iniciais. A mãe relata que o bebê ficou “muito sonolento” nas últimas 24 horas, mamando pouco e apresentando respiração rápida. Notou também extremidades frias. Exame físico: estado geral: hipoativo, hipoperfundido. Pele: ligeira cianose periférica, extremidades frias. FC: 180 bpm. FR: 70 irpm. PA: membros superiores = 80/45 mmHg; membros inferiores = 55/30 mmHg. Pulsos: femorais ausentes; braquiais presentes. Cardiovascular: sopro sistólico suave no dorso. Abdome: Fígado palpável 3 cm abaixo do rebordo costal. A principal hipótese diagnóstica é:
Concurso:
Prefeitura de Agudo - RS
Disciplina:
Medicina
Um paciente de 50 anos apresenta cefaleia aguda e intensa, tendo velocidade de instalação que atinge sua intensidade máxima em menos de 1 minuto e, com a progressão do quadro, podem aparecer déficits neurológicos focais, alteração de consciência, náuseas e vômitos, rigidez de nuca e sinais de Kernig e Brudzinski. O conjunto de sinais e sintomas descritos relaciona-se mais provavelmente com: