Filtrar


Questões por página:
Paciente, de 31 anos, vem ao retorno de consulta ginecológica com resultado de DNA-HPV com subtipo 31 positivo. Submetida à citologia, com resultado negativo para alterações.

Diante desse caso e, de acordo com as novas Diretrizes Brasileiras para Rastreamento de Câncer de Colo Uterino, aprovadas em agosto de 2025, assinale a conduta correta.
Jovem, de 16 anos de idade, vem ao consultório ginecológico referindo não ter tido a menarca. Não apresenta caracteres sexuais secundários. Ao ultrassom, identifica­ -se o útero, porém não as gônadas. Os exames hormonais demonstram hipogonadismo hipergonadotrófico.

Em relação ao diagnóstico e resultado de exame laboratorial mais prováveis, assinale a alternativa correta.
G.B.D.,50 anos, vêm ao consultório ginecológico queixando-se de ciclos menstruais irregulares, com períodos de sangramento vaginal aumentado, falha de memória, calorões noturnos, insônia. IMC: 30 kg/m². Submetida a exames de rotina, em que foram identificados: FSH: 80 mUI/mL, estradiol 5 ng/dL, triglicerídeos 60 mg/dL, colesterol total: 190 mg/dL e LDL: 120 mg/dL. Ultrassom transvaginal: sem alterações, com eco endometrial de 4 mm. Mamografia: BI-RADS 2.

Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que representa o tratamento mais adequado.
Paciente puérpera, no 21o dia pós-parto cesariano, em amamentação materna exclusiva, desejando de imediato, método anticoncepcional. Nega comorbidades. Parto cesariano ocorreu sem intercorrências.

Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que representa a melhor opção para esse caso.
A Academia Americana de Pediatria e o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas publicaram em conjunto diretrizes que recomendam a avaliação de meninas em caso de ausência de brotos mamários e ausência da menarca até idades determinadas.

Assinale a alternativa que apresenta uma das características definidas pela Academia Americana de Pediatria e pelo Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, que indica a avaliação de meninas para puberdade tardia.