Filtrar


Questões por página:
Um paciente de 32 anos de idade se apresenta com febre, tosse produtiva e desconforto torácico, além de história de pneumonias prévias. A radiografia evidencia massa bem definida de contorno lobulado no lobo inferior esquerdo. É realizada tomografia computadorizada que demonstra que a lesão é suprida por um vaso advindo da artéria aorta. Tal quadro e achados sugerem o diagnóstico de:
Um paciente de 58 anos de idade, originário de Santos, SP, onde trabalhava na limpeza de cascos de navios, procura atendimento, queixando-se de dispneia. A radiografia e a tomografia computadorizada do tórax demonstram pequenos nódulos esparsos pelos pulmões, mais numerosos nos lobos superiores, além de calcificações linfonododais “em casca de ovo” nos hilos pulmonares e no mediastino. Tais achados sugerem o diagnóstico de:
Uma paciente de 35 anos, com queixa de dispneia, tosse e disfagia, busca atendimento. Na sua chegada à tomografia computadorizada, é possível notar as extremidades dos dedos das mãos arroxeadas. O exame tomográfico evidencia opacidades em vidro fosco e reticulações subpleurais e mais posteriores, além de padrão de faveolamento. Somado a isso, o esôfago está dilatado. Tais achados sugerem o diagnóstico de:
Uma paciente de 43 anos foi submetida a uma tomografia computadorizada de abdome por suspeita de apendicite. Como um achado incidental, o exame revelou a presença de uma massa adrenal bem circunscrita, uniforme e de baixa atenuação. Com base nas características radiológicas descritas, a principal hipótese diagnóstica para essa lesão adrenal é:
Um paciente masculino de 22 anos chega à emergência com cefaleia e redução do nível de consciência. A tomografia computadorizada demonstra área hiperdensa no lobo frontal direito. Dentre as possíveis causas, as mais prováveis são:
Visualizar Questão Comentada