Filtrar


Questões por página:

Em relação ao screening do câncer pulmonar, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A radiografia do tórax não se constitui em um bom método para screening do câncer pulmonar, por não ter provado reduzir a mortalidade específica da doença.

( ) Dada a falta de estudos com resultados positivos, os guidelines atuais não recomendam a citologia de escarro com a finalidade de detecção precoce do câncer de pulmão.

( ) O screening por tomografia computadorizada de baixa dosagem permite que menos de 70% dos possíveis falsos positivos sejam excluídos repetindo-se o exame em 3 a 6 meses.

( ) A tomografia computadorizada de baixa dosagem detecta o câncer pulmonar com uma sensibilidade de 80-100% e uma porcentagem de falsos negativos entre 0- 20%.

Para estratificação de risco no caso da paciente apresentada na questão anterior, o exame indicado na emergência seria
Paciente de 28 anos, na quarta semana após parto cesáreo, é atendida em serviço de emergência com queixa de dispneia em repouso, iniciada 48 horas antes, sem outras manifestações respiratórias ou sistêmicas. Ao exame, apresenta Tax. = 36,5⁰C, SO2 = 94%, FR = 28 irpm, FC = 111 bpm, PA = 90/60 mmHg. Os sons pulmonares são normais. A gasometria arterial mostra PaO2 = 80 e PaCO2 = 22 em ar ambiente. Qual é a propedêutica mais indicada para o diagnóstico dessa paciente?
As crepitações pulmonares podem ser definidas como
O som bronquial pode ser descrito como uma variação dos sons pulmonares normais, na qual a inspiração e a expiração são igualmente audíveis e separadas por um intervalo curto de tempo. Sobre o som bronquial, é correto afirmar que