Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
Homem,65 anos, apresenta febre, tosse produtiva com expectoração amarelada e falta de ar há três dias. Ao exame físico, a ausculta pulmonar revela crepitações no hemitórax direito. A radiografia de tórax mostra consolidação no lobo inferior direito. Na avaliação inicial, apresenta pressão arterial de 90 x 60 mmHg, frequência respiratória de 32 incursões por minuto, saturação de 88% em ar ambiente e um escore de Glasgow de 14. O exame laboratorial revela ureia sérica de 55 mg/dL. O paciente tem histórico de hipertensão arterial controlada, sem outras comorbidades. Com base no escore CURB-65, qual a classificação da gravidade e a conduta mais apropriada para o paciente?

O rastreamento do câncer de mama é uma ferramenta essencial na redução da mortalidade associada à doença. As diretrizes para rastreamento são baseadas em fatores de risco individuais e variam de acordo com a idade e o perfil clínico das pacientes. Sobre a detecção precoce do câncer de mama, analise as afirmativas a seguir.


I. A densidade mamária elevada, detectada pela mamografia, está associada a um aumento do risco de câncer de mama e pode limitar a sensibilidade do exame.


II. O rastreamento por mamografia é eficaz na redução da mortalidade por câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos, independentemente de fatores de risco.


III. A ressonância magnética é recomendada como método complementar ao rastreamento para mulheres com mutação BRCA1 ou BRCA2, ou com risco de câncer de mama superior a vinte por cento ao longo da vida.


Está correto o que se afirma em

Visualizar Questão Comentada
O fechamento do defeito do septo atrial ou Comunicação Interatrial (CIA) leva à melhora sintomática, regressão do tamanho do Ventrículo Direito (VD) e hipertensão pulmonar. São consideradas indicações/recomendações para fechamento percutâneo do defeito do septo atrial do tipo ostium secundum, EXCETO:
Visualizar Questão Comentada

Após alguns dias, o paciente deu entrada no pronto-socorro com quadro de palpitações, dispneia e episódio de síncope. Apresentava-se com hipotensão, sudorese e extremidades frias. Realizou o seguinte eletrocardiograma:


Imagem associada para resolução da questão

Qual a melhor conduta?

Visualizar Questão Comentada

o caso clínico hipotético contextualiza a questao. Leia-o atentamente.

Homem,54 anos, natural de Ariquemes, com quadro de dispneia aos esforços há quatro meses e palpitações, realizou o seguinte eletrocardiograma:

Imagem associada para resolução da questão

Quais as principais alterações eletrocardiográficas encontradas?

Visualizar Questão Comentada