Filtrar


Questões por página:
O Diabetes também tem um relevante impacto econômico nos países e nos sistemas de saúde. Isso decorre de maior utilização dos serviços de saúde, perda de produtividade e cuidados prolongados requeridos para tratar suas complicações crônicas, como insuficiência renal, cegueira, problemas cardíacos e pé diabético. (Sociedade Brasileira de Diabetes,2019). Sobre as comorbidades frequentemente encontradas em pessoas com Diabetes, é INCORRETO afirmar que:
Visualizar Questão Comentada
Apesar dos avanços de todo o Sistema Único de Saúde (SUS), continuar a reduzir a mortalidade por câncer do colo do útero no Brasil ainda é um desafio a ser vencido. (INCA,2016). Sobre o rastreamento do câncer do colo do útero, é INCORRETO afirmar que:
Visualizar Questão Comentada
A Tuberculose (TB) persiste como importante e desafiador problema no âmbito da saúde da população, contribuindo para manutenção do quadro de desigualdade e exclusão social em diversos países. É uma das enfermidades mais prevalentes entre as pessoas em situação de pobreza no mundo com elevada carga em termos de mortalidade, juntamente com o HIV/Aids e a malária (WHO,2014b). São sinais sugestivos de tuberculose ativa, EXCETO:
Questão Anulada
O efeito anti-hipertensivo dos diuréticos não está diretamente ligado às doses utilizadas, porém os efeitos colaterais guardam relação com a dose e a potência da ação diurética. (Sociedade Brasileira de Cardiologia,2020) São possíveis efeitos adversos dos diuréticos, EXCETO:
Carlos,56 anos, compareceu à Unidade Básica de Saúde para consulta de rotina. Ele é hipertenso controlado, sem histórico familiar de câncer colorretal e nunca apresentou sintomas gastrointestinais relevantes. Relata que realiza atividade física ocasionalmente e tem alimentação predominantemente rica em carne vermelha e pobre em fibras. Nunca realizou colonoscopia ou outro exame específico para rastreamento de câncer colorretal. Durante a consulta, o médico avaliou que Carlos se enquadra na faixa etária de risco para determinadas neoplasias e discutiu com ele sobre exames preventivos, orientando-o quanto aos exames indicados segundo as recomendações mais recentes da política nacional de rastreamento oncológico (INCA).
Com base nas informações apresentadas no caso clínico, analise as alternativas a seguir e identifique a conduta recomendada para o rastreio de câncer colorretal neste paciente: