Filtrar


Questões por página:
No 2º dia de pós-operatório de correção de tetralogia de Fallot, um paciente de 4 meses apresenta FC de 210 bpm. Não há febre. A gasometria arterial mostra acidose metabólica leve. O ecocardiograma não mostra CIV residual; há um gradiente anterógrado de 18mmHg na via de saída do VD e a função contrátil é satisfatória. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.
Paciente de 10 meses, com uma comunicação interventricular de 8 mm com importante repercussão hemodinâmica, faz um quadro de hiperfluxo pulmonar grave necessitando de ventilação mecânica. Assinale a alternativa que apresenta qual é o melhor ajuste indicado.
RN com 42 horas de vida, com diagnóstico em eco fetal de transposição dos grandes vasos com septo interventricular íntegro, está evoluindo com piora da cianose e acidose metabólica grave. Já foi iniciada infusão de prostaglandina. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta imediata.
Assinale a alternativa que apresenta uma cardiopatia que não é detectada no teste do coraçãozinho.
Em relação ao tronco arterial comum, analise as afirmativas a seguir:
I. É uma patologia que pode cursar tanto com hipofluxo quanto com hiperfluxo pulmonar, dependendo das variações anatômicas encontradas. II. A valva semilunar única (valva truncal) é frequentemente displásica, com estenose, regurgitação ou ambos, o que contribui para a fisiopatologia da doença. III. Anomalias do arco aórtico, das artérias coronárias, persistência de canal arterial e comunicação interventricular são associações comuns.

Assinale a alternativa correta.