Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas abaixo sobre a infecção por Clostridium difficile (ICD).

I As cefalosporinas, particularmente cefotaxima, ceftriaxona, cefuroxima e ceftazidima, são os antibióticos mais frequentemente associados à ICD.

II A colite pseudomembranosa (CPM) é a forma mais avançada de ICD e pode ser visualizada na endoscopia em apenas cinco por cento dos pacientes com diarreia que apresentam cultura e teste para toxinas positivos para Clostridium difficile.

III A endoscopia constitui um recurso diagnóstico rápido para pacientes gravemente enfermos com suspeita de CPM e abdome agudo; e a obtenção de um resultado negativo nesse exame exclui a possibilidade de ICD.

IV Os casos mais graves podem requerer tratamento com metronidazol, por via parenteral ou oral; a vancomicina parenteral também é eficaz nestes casos.

Das afirmativas acima, apenas:
Sobre as neoplasias da tireoide, está correto afirmar que:
Neoplasia bem diferenciada da tireoide com padrão folicular de crescimento, apresentando características nucleares de carcinoma papilar e invasão capsular ou vascular questionável, será melhor classificada como:
Em relação à doença inflamatória intestinal, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) A retocolite ulcerativa (RCU) é caracteristicamente doença do cólon esquerdo, podendo evoluir para pancolite. ( ) Úlceras longitudinais, sobretudo se conectadas a úlceras transversais, corresponde a aspecto macroscópico característico da doença de Chron. ( ) A doença de Chron, primariamente, acomete a mucosa e a submucosa com plasmocitose basal. ( ) Na RCU, granulomas, quando presentes, estão relacionados à criptite.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Massa de mediastino anterior em paciente masculino, jovem, representada por neoplasia maligna germinativa com imunomarcação positiva para alfa-fetoproteína melhor favorece a hipótese de: