Filtrar


Questões por página:
N.S.A,34 anos, sexo feminino, não tabagista e sem comorbidades prévias é diagnosticada com Adenocarcinoma de pulmão metastático para sistema nervoso central (3 lesões infracentimétricas), fígado e ossos (cT3 cN2 cM1c – EC IVB). Foi realizado painel com sequenciamento genético amplo que constatou a presença de rearranjo do gene ALK. No momento, o paciente possui ECOG 1, com leves sintomas ósseos e sem necessidade de intervenção cirúrgica.
Para o caso acima, assinale a alternativa que apresenta qual a conduta mais adequada.
B.S.N,56 anos, sexo feminino e em estado de pós-menopausa. Paciente em tratamento para carcinoma ductal invasivo de mama (grau 3, receptor de estrogênio 60%, receptor de progesterona 40%, HER-2 negativo e KI67 25%). Ao diagnóstico apresentava doença cT3N1M0, sendo submetida a neoadjuvância com esquema AC-T dose densa, seguido de cirurgia conservadora e esvaziamento axilar. Apesar de resposta clínica completa, resultado patológico revelou ypT1a ypN1 (1/8 linfonodos positivos), com margens livres.
Sobre o caso acima, assinale a alternativa correta.
B.L.S,58 anos, sexo masculino, apresenta-se para avaliação de rotina 1 ano após quimiorradioterapia para carcinoma espinocelular de laringe localmente avançado (cT4 cN2 cM0 – EC IVB). Em exames de término de tratamento apresentou resposta radiológica completa, entretanto, refere que há 1 mês iniciou quadro de tosse seca persistente e percepção de aumento de volume cervical ipsilateral a linfonodomegalia prévia. Comparece munido de TC de tórax, que indica numerosos nódulos pulmonares, bilateralmente e associados a derrame pleural volumoso à direita. Além disso, TC de pescoço recidiva local e linfonodal. Exames laboratoriais recentes com função renal preservada. Expressão de PDL1 com CPS de 5%.
Para o caso acima, assinale a alternativa que apresenta qual o tratamento mais adequado.
Sobre a doença renal policística, dominante autossômica (ADPKD), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A prevalência de cistos hepáticos aumenta com a idade e ocasionalmente resulta em doença hepática policística grave clinicamente significante, na maioria das vezes em mulheres. ( ) Aproximadamente 50% dos indivíduos com ADPKD têm doença renal em estágio terminal por volta dos 60 anos. ( ) A prevalência de aneurismas intracranianos é cinco vezes maior do que na população geral e aumenta ainda mais naqueles com histórico familiar positivo de aneurismas ou hemorragia subaracnóidea. ( ) A doença é menos prevalente, porém mais grave em mulheres.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Considerando a condição de doador vivo para transplante renal, assinale a alternativa correta.