Filtrar


Questões por página:
Paciente feminina com 47 anos de idade, portadora de doença renal crônica, em tratamento por diálise peritoneal automatizada, concluiu tratamento de um primeiro episódio de peritonite por estafilococo coagulase- negativa há 3 semanas. Apresenta-se à consulta com sinais e sintomas compatíveis com peritonite, sendo iniciado tratamento empírico e solicitado exames microbiológicos que revelaram cultura negativa. O episódio atual deve ser considerado como ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Sobre a hipotensão e hipertensão intradialítica em pacientes em hemodiálise, assinale a alternativa incorreta.
Sobre a suplementação vitamínica na doença renal crônica (DRC) analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Em adultos com DRC estadiamento 1 a 5D deve-se prescrever suplementação de vitamina D na forma de colecalciferol ou ergocalciferol para corrigir deficiência/insuficiência de 25(OH) vitamina D. II. Em adultos com DRC estadiamento 3 a -5D que têm hiper-homocysteinemia associada à doença renal, recomenda-se rotineiramente complementar o folato. III. A alta ingestão de ácido fólico pode mascarar sinais de anemia perniciosa, levando à progressão não detectada da doença neurológica.

Assinale a alternativa correta.

Recomenda-se ingestão energética diária em pacientes com doença renal crônica, estadiamento G1-G5 de ______ Kcal/kg/dia.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

A ingestão proteica diária com dieta não suplementada, em pacientes com doença renal crônica, estadiamento G3-G5 em tratamento conservador, com ou sem diabetes mellitus é de, respectivamente, ______ e ______ g/kg/dia. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.