Filtrar


Questões por página:
Sobre a psicopatologia leia os contextos abaixo:
[1]A psicopatologia é o estudo sistemático do comportamento, da cognição e da experiência anormais; o estudo dos produtos de uma mente com um transtorno mental. Isto inclui as psicopatologias explicativas, nas quais existem supostas explicações, de acordo com conceitos teóricos (p. ex., a partir de uma base psicodinâmica, comportamental ou existencial, e assim por diante), e a psicopatologia descritiva, que consiste da descrição e da categorização precisas de experiências anormais, como informadas pelo paciente e observadas em seu comportamento, psicopatologia descritiva consiste, portanto de duas partes distintas: a observação do comportamento e a avaliação empática da experiência subjetiva. [2]Na psicopatologia descritiva a observação acurada é extremamente importante e um exercício muito mais útil do que simplesmente contar os sintomas; às vezes o uso servil de listas de sintomas, para a verificação de sua presença ou ausência, tem impedido a observação clinica genuína. A objetividade é crucial, mas existe também a necessidade de observar-se mais do que apenas o comportamento.
Assinale a alternativa CORRETA.
Visualizar Questão Comentada
Como salienta Bock (2025, p.293), o mundo do trabalho é hoje um importante tema de estudo interdisciplinar, e são inúmeras as áreas que estudam seus diversos aspectos. Isso porque se trata de um fenômeno que estrutura o próprio ser humano. Essa visão de que a constituição do ser humano está intrinsicamente relacionada ao trabalho abre espaços para reflexões e intervenções necessárias, em especial, sobre a saúde do trabalhador. Nesse contexto, considerando os processos de sofrimento psíquico relacionado ao trabalho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A síndrome de Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, resultante de situações de trabalho desgastante e que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
( ) O Burnout é comum em profissionais que atuam diretamente sob pressão e com responsabilidades constantes, tais como médicos, professores, policiais, entre outros.
( ) Burnout e estresse ocupacional são sinônimos.
( ) A síndrome de Burnout se caracteriza por exaustão, cinismo ou despersonalização e ineficácia.


A sequência está correta em
Visualizar Questão Comentada
Um dos desafios que os professores enfrentam é manter os alunos interessados e atuantes no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, Maria Helena, psicóloga escolar, buscou trabalhar a construção de metodologias a serem utilizadas em sala de aula, que levam em consideração a motivação juntamente com os professores. Tendo em vista a relação entre motivação e educação, analise as afirmativas a seguir.

I. A teoria da autodeterminação evidencia dois tipos de motivação: intrínseca e extrínseca. A primeira é considerada uma tendência inerente ao ser humano para buscar novidades e desafios, ampliar e exercitar suas capacidades, explorar e aprender. A segunda está vinculada a comportamentos desencadeados com o objetivo de obter algum ganho ou recompensa sem necessariamente guardar relação com a atividade-fim.

II. Para a teoria da autodeterminação, a motivação intrínseca e extrínseca são antagônicas, sendo a autodeterminação orientada pela motivação intrínseca.

III. Caso as atividades propostas no âmbito escolar não apresentem um atrativo natural, que permita aos alunos realizarem o que lhes é proposto com interesse e entusiasmo, elas não serão realizadas de modo espontâneo por grande parte dos alunos, sendo, provavelmente, realizadas a partir de motivos extrínsecos.

IV. O papel do professor é atuar como um mediador entre aluno e conhecimento, assumindo a tarefa de criar um ambiente de aprendizagem que favoreça a autonomia e o envolvimento interpessoal, ao invés de criar um ambiente altamente controlador.


Está correto o que se afirma apenas em
Visualizar Questão Comentada
Carlos Eduardo, especialista em psicologia escolar e educacional, trabalha em uma escola de ensino fundamental da rede municipal. Entre as ações que ele planejou para a formação continuada dos professores, uma foi a discussão sobre a relação personalidade x desenvolvimento x aprendizagem. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. No âmbito da psicologia escolar, a avaliação da personalidade tem objetivos diferentes de outras áreas da psicologia. No contexto educacional, uma avaliação de personalidade se volta para identificar causas possíveis para explicar problemas de aprendizagem, por exemplo.

II. O desenvolvimento da criança e do adolescente na perspectiva de Piaget se dá a partir da experiência, que pode ser física e lógico-matemática, sendo que a ação pode modificar ou transformar os objetos.

III. O estágio de desenvolvimento sensório-motor; a atividade representativa egocêntrica e suas duas fases; a atividade representativa operatória; e o caráter ativo que sustenta o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança e do adolescente contribuem para uma pedagogia ativa.

IV. A partir da compreensão do desenvolvimento proposto por Piaget, para que ocorra a aprendizagem da criança e do adolescente, é necessário que exista a interação entre sujeito e objeto, uma vez que o conhecimento não está pronto e acabado e só pode ser elaborado por meio de uma construção contínua.


Está correto o que se afirma em
Visualizar Questão Comentada
O Conselho Federal de Psicologia (CFP), através da Resolução nº 31/2022, estabelece as diretrizes para a realização da avaliação psicológica e a define como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas. Considerando os métodos, técnicas e instrumentos possíveis para a realização da avaliação psicológica, é INCORRETO afirmar que:
Visualizar Questão Comentada