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Julgue o próximo item, relativo à administração de recursos humanos.


A avaliação de desempenho nas organizações é aplicada para fins de controle e punição, sendo supérflua ao desenvolvimento dos colaboradores.

Julgue o item subsequente.

Intervenções psicossociais, como a terapia cognitivo-comportamental, são eficazes no tratamento da depressão, ajudando a modificar pensamentos e comportamentos negativos associados ao transtorno.
Em relação ao diagnóstico de Atraso no Desenvol - vimento Global (DSM-5 TR,2022), marque a alternativa correta.
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Analise as assertivas, considerando os campos de estudo sobre deficiência para a Psicologia, de acordo com Gesser et. al. (2019).

I. Dinamizar o conhecimento sobre deficiência, com base nas contribuições antropológicas e sociológicas, equilibrando o jogo de forças entre as perspectivas biomédica e sociais, no estudo da deficiência como categoria social.
II. Romper com a dicotomia ainda vigente entre desenvolvimento psicológico normal/anormal, típico/atípico, tendo em vista perspectivas como a da “neurodiversidade”.
III. Aplicar as teorias do desenvolvimento já existentes sobre a constituição do sujeito/personalidade e psicopatologia.
IV. Ampliar o horizonte ético, na formação e atuação do psicólogo, pela defesa da educação inclusiva, que remete à valorização da diversidade, ao cuidado e à vida interdependente, como uma condição humana.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
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Segundo Bussinger, Silva, Araújo e Santos (2020), em relação à atuação do Psicólogo enquanto Psicólogo Escolar, avalie as assertivas.

I. A Psicologia Escolar pode configurar-se como importante campo científico capaz de contribuir com a formação de professores, em gêneros e sexualidades, acionando, pelo saber da Psicologia, valores, preconceitos e experiências que reposicionem o docente como sujeito e não como instrumento acrítico e passivo da realidade em que vive (Gesser et. al.,2012).
II. É necessário que se compreenda a organização escolar a partir de sua dinâmica institucional, das relações sociais estabelecidas e dos preconceitos engendrados em seu cotidiano. Para intervir no âmbito escolar, é preciso tomá-la como processo, ou seja, em permanente construção e reconstrução, considerando o jogo de forças políticas, históricas, sociais e econômicas que a constituem (Machado, & Souza,2004).
III. Quando se consideram as dimensões de gêneros e sexualidades, na Psicologia, é importante dizer que tanto a Psicologia Escolar como o gênero e a sexualidade nunca foram devidamente tratados como presenças pertinentes ao currículo base da Psicologia (Paula,2016). IV. O movimento denominado Escola Sem Partido atua minimizando toda e qualquer expressão de diferenças, no seio da escola, junto aos docentes, alunos e familiares e melhorando o sistema de medicalização e judicialização dos processos educacionais (Viegas, & Goldstein, 2017).

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
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