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I. No estágio pré-objetal, segundo Spitz, não há atividade psíquica e mental. As primeiras percepções, ao serem recebidas pelos sistemas proprioceptivos, vão desencadear uma reação por parte de uma barreira de proteção natural cuja principal função é de proteger o bebê dos inúmeros estímulos que o bombardeiam. Quando os estímulos ultrapassam um determinado limiar, a criança, para reencontrar o estado de sossego, tem de reagir a essa excitação negativa através de um processo de descarga. Seja qual for a sua natureza, os estímulos não são reconhecidos pelo bebê. Somente com o acumular de experiências, progressivamente, acontece o registro mental dos estímulos, fazendo com que eles tomem o valor de sinal. II. Na visão junguiana, os indivíduos intuitivos e introvertidos são extremamente sensíveis, com alto senso intuitivo. É muito comum pessoas assim estarem ligadas a esportes, negócios, metas e temas pragmáticos. É muito raro encontrar indivíduos com essa personalidade envolvidos com assuntos religiosos. Os intuitivos introvertidos também são idealizadores, muito criativos e sonham alto.
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I. Para a Gestalt-terapia, uma pessoa funciona como um conjunto de partes independentes entre si. Alguns comportamentos, ideias ou sentimentos podem representar aspectos disfuncionais ou desatualizados em relação ao todo, facilitando a autorregulação e a capacidade criativa do organismo. II. A neuropsicologia é uma especialidade da psicologia que estuda e compreende como o cérebro influencia em nossas funções cognitivas, como a atenção, a memória, o raciocínio, a digestão, a imunização, a respiração, a capacidade de julgamento, o comportamento e as emoções.
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I. Na perspectiva da Gestalt-terapia, um diagnóstico baseado nos rótulos nosológicos oriundos da psiquiatria clássica, sem uma compreensão psicodinâmica, de nada serve ao propósito do diagnóstico gestáltico, uma vez que facilita e viabiliza uma melhor percepção do processo e do indivíduo. II. Segundo Freud, o ego seria o sistema original da personalidade, ligado às ações primárias e às pulsões inconscientes, ou seja, as satisfações e prazeres corporais. O id, por sua vez, é o lado racional, que obedece aos princípios da realidade, controlando os impulsos do ego. O superego é o lado da personalidade responsável pelos valores sociais e morais. É o superego que determina os impulsos instintivos do indivíduo.
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I. O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, consequentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo. A duração de um psicodiagnóstico constitui uma estimativa do tempo em que se pode operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subsequentes até a comunicação dos resultados e recomendações pertinentes. II. Em parte, o papel do psicólogo na entrevista lúdica diagnóstica é passivo, porque funciona como observador, mas também é ativo, na medida em que sua atitude é atenta na compreensão e formulação de hipóteses sobre a problemática do entrevistado, assim como na ação de efetuar perguntas para esclarecer dúvidas sobre a brincadeira. Ainda, dependendo de cada situação, o psicólogo poderá não participar do jogo ou brincadeira, ou poderá desempenhar um determinado papel, caso seja o desejo da criança.
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