Filtrar


Questões por página:
Pensar o desenvolvimento humano envolve considerar elementos sociais, culturais, biológicos, emocionais. As teorias psicológicas têm se dedicado ao estudo desse fenômeno através de diferentes perspectivas teóricas, as quais partem de um campo de compreensão diferente, como algo que ocorre primeiramente no indivíduo, a exemplo da psicanálise e da teoria piagetiana, em outras o foco recai nas relações sociais, a exemplo da perspectiva sócio histórica cultural de Vygotsky. Seguindo a linha de raciocínio, é CORRETO afirmar que:
Segundo Freitas, Silva e Santos (2016), a relação interpessoal e a afetividade são fatores fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de um ser humano. No processo ensino – aprendizagem, a relação da afetividade professor/aluno possibilita ao educando avançar em suas hipóteses no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Assim, é CORRETO afirmar que:
Vygotsky (2004) é enfático em afirmar que o homem, ao produzir transformações na natureza, simultaneamente modifica a sua própria natureza. Tal processo pressupõe que as relações de produção, configuradas a certo grau de desenvolvimento das forças produtivas, são as bases das relações sociais em condições sócio históricas precisas. À luz desse pressuposto, é CORRETO afirmar sobre o pensamento sócio histórico que:
Todas as análises wallonianas mostram a relação complementar e recíproca entre os fatores orgânicos e socioculturais, o que é coerente com os pressupostos do materialismo dialético que sustenta os estudos do autor: "a integração genético-social é o resultado da oposição que obriga aquilo que existe a se modificar para continuar a existir" (Wallon,1990, p.129). São três as leis de desenvolvimento reguladoras da sequência dos estágios. Assim, é CORRETO afirmar que as leis são:
Para Schffer (2022, p.21): “Ateoria piagetiana se fundamenta na visão interacionista, na qual as relações entre sujeitos e objetos não se opõem, mas se solidarizam, formando um todo único”, analise as proposições a seguir sobre os princípios básicos da teoria psicogenética piagetiana:
I- As características biológicas que as crianças trazem ao nascer constituem o primeiro fator importante de que elas usufruem, mas esse fator não lhes fornece uma estruturação psicológica que já esteja pronta desde o nascimento. II- Piaget acredita que, quando uma criança recebe informações histórico-culturais contraditórias, seu equilíbrio fica ameaçado. III- O processo de equilibração consiste na busca de desequilíbrio, feita pelo indivíduo ou pela mente, diante das inúmeras situações ambientais promovedoras da estrutura psicológica e o meio. IV- A assimilação e a acomodação são processos distintos, porém, indissociáveis, que compõem a adaptação, responsável por restabelecer o equilíbrio cognitivo.
É CORRETO que se afirma apenas em: