Questões de Concurso
Filtrar
7.892 Questões de concurso encontradas
Página 855 de 1.579
Questões por página:
Considere as informações da situação a seguir.
Ana está lidando com a ansiedade e depressão com muita frequência. Como consequência, cortou relações interpessoais até com amigos mais íntimos e com as pessoas de sua família. O tempo todo está irritada e frustrada. Abandonou as aulas na faculdade e tem dificuldade para dormir e se alimentar. Acredita que tudo o que faz não tem nenhum valor e é incapaz de experimentar prazer.
Os sintomas descritos na situação hipotética correspondem a
Leia a citação a seguir.
“A violência ou abuso físico intrafamiliar está relacionado ao uso de força física contra a criança ou adolescente por parte de seus cuidadores, sejam pais adotivos ou biológicos ou ainda outros, que devam zelar por seu bem-estar e integridade física e emocional.” (Cecconello, De Antoni e Koller,2003, apud De Antoni e Koller in: Habigzang et al.,2012, p.43.)
A partir do contexto da violência intrafamiliar, avalie as afirmações a seguir.
I. Pais abusivos demonstram menos preocupação com os filhos e mais desconforto frente a experiências negativas de outros, incluindo seus próprios filhos.
II. A falta de habilidade dos pais, bem como a precariedade de estratégias para lidar com os desafios advindos do desenvolvimento dos filhos, podem gerar ainda mais conflitos.
III. Pais com alto potencial para o abuso físico demonstram limitações empáticas.
IV. Pais abusivos expressam menos compaixão e solidariedade, além de demonstrarem sentimento de culpa pelos erros e atitudes tomadas para com seus filhos.
V. O fato de os filhos serem vistos pelos pais como causadores de conflitos pode estar associado ao comportamento desafiador da criança e do adolescente.
Estão CORRETAS somente as afirmações
De acordo com as disposições da Lei de Guarda Compartilhada (Lei 13.058/2014), leia as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. Na guarda compartilhada, o tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada com a mãe e com o pai, sempre tendo em vista as condições fáticas e os interesses dos filhos.
II. Quando não houver acordo entre a mãe e o pai quanto à guarda do filho, encontrando-se ambos os genitores aptos a exercer o poder familiar, deverá ser aplicada a guarda unicamente à mãe.
III. Na guarda compartilhada, a cidade considerada base de moradia dos filhos será aquela que melhor atender aos interesses do pai ou da mãe.
IV. Se o juiz verificar que o filho não deve permanecer sob a guarda do pai ou da mãe, deferirá a guarda a pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida, considerados, de preferência, o grau de parentesco e as relações de afinidade e afetividade.