Filtrar


Questões por página:

A respeito de APIs, web services e JSON, julgue o item a seguir.


A utilização de padrões como XML, SOAP, WSDL e UDDI em web services visa garantir a interoperabilidade entre aplicações desenvolvidas em plataformas distintas, sendo o padrão UDDI utilizado especificamente para a definição formal das mensagens trocadas entre cliente e servidor.

Visualizar Questão Comentada
Uma equipe de desenvolvimento está projetando uma aplicação baseada em arquitetura de microsserviços, com foco em alta escalabilidade, resiliência e facilidade de manutenção. O sistema utiliza Spring Boot, Spring Cloud e adota boas práticas como uso de Swagger para documentação, MapStruct para mapeamento de DTO (Data Transfer Object), além de Spring Eureka para descoberta de serviços e Zuul como API Gateway. Durante uma revisão de arquitetura, foi levantada a necessidade de garantir baixo acoplamento, descoberta dinâmica de serviços e balanceamento de carga transparente entre instâncias. A partir desse cenário, assinale a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
Qual é o nome do elemento de configuração do Servidor de Aplicação Tomcat 10 que representa a interface entre clientes externos, sendo que, além de enviar solicitações, pode receber respostas de um serviço específico?
Visualizar Questão Comentada
Em um Tribunal Regional Eleitoral, é fundamental que o analista judiciário com especialidade em tecnologia da informação garanta a resiliência das aplicações, principalmente visando garantir usabilidade, segurança e integridade das aplicações como um todo, tendo em vista a importância, a magnitude e a complexidade das informações que são tratadas nesse órgão. Considerando esse processo, um analista do TRE-TO aplicou uma técnica que pode ser implementada como um componente de software que altera entre três estados: fechado, aberto e meio aberto, protegendo, assim, seus serviços de um spam, por exemplo, enquanto estes já estão indisponíveis devido à alta carga. Qual é o nome dessa técnica?
A Portaria CNJ nº 253/2020 estabelece critérios técnicos para o desenvolvimento de módulos e serviços na Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br). O documento define orientações sobre arquitetura, tecnologias recomendadas e boas práticas de desenvolvimento. Em relação a essa portaria, assinale a alternativa correta.