Filtrar


Questões por página:
De acordo com a Lei 8.080/90, analise as afirmativas a seguir.
I. Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é vedado exercer cargo de chefia ou função de confiança no Sistema Único de Saúde (SUS).
II. Identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde é um dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS).
III. A fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano estão incluídos no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
De acordo com a Lei 8.080/90, compete à direção estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO,
Dentre outras, são atribuições do Agente Comunitário de Saúde (ACS): aferir a pressão arterial, realizar a medição da glicemia capilar, aferir a temperatura axilar e realizar técnicas limpas de curativo, inclusive no domínio, em visitas domiciliares.

Contudo, para realizar estas atribuições deve observar alguns critérios:

1. São atividades realizadas pelos ACS em caráter rotineiro, sempre que necessário em atendimentos em domicílio.
2. Quando realizadas, os ACS devem ser assistidos por profissional de saúde de nível superior membro da equipe.
3. Para realizar estas atividades os ACS necessitam de treinamento específico e equipamentos adequados.
4. Somente em caráter excepcional os ACS poderão realizar estas atividades em base geográfica diferentes da sua atuação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre a Estratégia de Saúde da Família e os tipos de equipe previstos na Política Nacional de Atenção Básica, é correto afirmar:
Assinale a alternativa que indica corretamente a denominação da política que busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Também estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.