Filtrar


Questões por página:
Integram a Dívida Ativa Tributária os créditos da Fazenda Pública provenientes de
No Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), as Variações Patrimoniais, tanto aumentativas quanto diminutivas, serão classificadas em contas
A coluna da esquerda apresenta as características qualitativas que são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil, e a da direita, o conceito de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1- Relevância

( ) Funciona, conjuntamente, para contribuir com a utilidade da informação. A meta é satisfazer aos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil.

2- Materialidade

( ) É a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nas demonstrações contábeis representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar.

3- Verificabilidade

( ) Ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins do objetivo da elaboração e divulgação da informação contábil.

4- Equilíbrio entre as características qualitativas

( ) Caso seja capaz de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil.

5- Tempestividade

( ) Se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com base nas demonstrações contábeis elaboradas para aquele exercício.

Assinale a sequência correta.
As despesas de exercícios anteriores são despesas cujos fatos geradores ocorreram em exercícios anteriores àquele em que deva ocorrer o pagamento. Para fins de identificação como despesas de exercícios anteriores, consideram-se
A dívida ativa é o conjunto de créditos tributários e não tributários em favor da Fazenda Pública não recebidos no prazo para pagamento definido em lei ou em decisão proferida em processo regular, inscrito pelo órgão ou entidade competente, após apuração de certeza e liquidez (MCASP,9ª edição). Portanto, representa direito do ente e deve constar nas suas demonstrações. Sobre a classificação da dívida ativa no ativo do ente, é correto afirmar: