Filtrar


Questões por página:
A tendência pedagógica denominada Pedagogia Histórico-Crítica apresenta, em suas bases teórico-metodológicas,
Numa abordagem mais aprofundada das teorias do currículo, o multiculturalismo aparece como um elemento essencial, sobretudo, em um contexto plural como o que compõe a realidade brasileira. Nessa perspectiva, o multiculturalismo se constitui como
Considere o fragmento que segue como base para a questão.

Um currículo comprometido com a formação de jovens e adultos trabalhadores com autonomia intelectual, ética e política exige assumir contornos de uma educação sólida e de uma qualificação profissional que conduza esses sujeitos à compreensão das relações sociais, à leitura de mundo e à efetiva participação nos processos sociais (Silva,2019, p.177).

(Fonte: SILVA, José. A Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no Brasil: 13 anos depois. Cadernos de Pesquisa. v.26. n.4. out./dez.,2019).

A afirmação de Silva (2019) aponta que a educação de jovens e adultos integrada à formação profissional e tecnológica apresenta a necessidade de
Considere as definições apresentadas a seguir como base para a questão.

1. Propicia o acesso aos conhecimentos teóricos e práticos específicos da profissão, bem como aos princípios e normas que constituem o fazer profissional.
2. Possibilita uma ampliação dos conhecimentos profissionais tendo como base as demandas, reflexões e especificidades oriundas da prática.

Essas definições retratam, respectivamente, a formação
Considere o excerto a seguir como base para a questão.

Por razões pedagógicas e técnico-administrativas, inerentes ao compromisso da escola com a educação e o ensino, são reforçados hoje a necessidade e o desafio de cada escola construir e administrar seu próprio projeto político-pedagógico (Bussmann,2009, p.37).

(Fonte: BUSSMANN, Antônia. Projeto político-pedagógico e a gestão da escola. In: VEIGA, Ilma. (org.). Projeto políticopedagógico da escola: uma construção possível.26 ed. Campinas: Papirus,2009)

A ênfase dada por Bussmann (2009) sobre a importância da escola construir seu próprio projeto político-pedagógico tem como fundamento