Filtrar


Questões por página:
O controle da gestão financeira e orçamentária é uma prática de gestão que visa monitorar, analisar e ajustar as receitas e gastos de uma organização. Dentre os procedimentos utilizado, são estabelecidas ações de controle que acontecem antes que os fatos ocorram, como a análise de editais de licitação ou de atos de admissão de pessoal. Assinale a alternativa correspondente a esta característica importante do controle da gestão financeira.
A auditoria operacional é o exame independente, objetivo e confiável que analisa se empreendimentos, sistemas, operações, programas, atividades ou organizações do governo estão funcionando de acordo com as principais dimensões de desempenho.
(MANUAL DE AUDITORIA OPERACIONAL,2020)
Considerando o disposto, é correto afirmar que se constituem em conceitos-chave da auditoria operacional
(PMM/URCA 2025) A auditoria governamental, no âmbito do setor público, deve pautar-se por princípios éticos e profissionais que assegurem qualidade, confiança e legitimidade aos trabalhos realizados pelos órgãos de controle. Com base nesses fundamentos, assinale a alternativa correta:
A Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 1, de 10/5/2016, dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal.

Com base nessa norma, analise as afirmativas a seguir.

I. Os controles internos da gestão compõem a primeira linha de defesa das organizações públicas e devem ser implementados com base na identificação, avaliação e gerenciamento de riscos, integrando o processo de gestão.

II. A auditoria interna integra a segunda linha de defesa e tem função de supervisão dos controles internos da gestão, não devendo prestar serviços de consultoria aos gestores.

III. Entre os objetivos dos controles internos da gestão está assegurar que as informações produzidas sejam íntegras e confiáveis à tomada de decisões, à transparência e à prestação de contas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Tomando por base a Instrução Normativa CGU nº 3/2017, que aprova o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas a seguir.

I. A auditoria operacional avalia economicidade, eficiência e eficácia da gestão, e a auditoria de conformidade examina a regularidade (legalidade / aderência a normas); ambas integram os serviços de avaliação previstos no referencial técnico e devem manter autonomia técnica e objetividade.

II. A unidade de auditoria deve comunicar de forma clara e tempestiva às instâncias apropriadas os resultados e as informações sobre riscos e controles, inclusive deficiências relevantes de controle interno, encaminhando recomendações e reportes à alta administração.

III. Não compete à auditoria interna comunicar deficiências de controle interno identificadas em trabalhos operacionais ou de conformidade; tal atribuição é exclusiva da segunda linha de defesa, razão pela qual a Unidade de Auditoria Interna Governamental (UAIG) não deve reportar tais achados.

Estão corretas as afirmativas