Filtrar


Questões por página:
O instrumento de fiscalização utilizado pelos Tribunais de Contas brasileiros para verificar o cumprimento de suas deliberações e os resultados delas advindos denomina-se
A Instrução Normativa nº 63/2010 do Tribunal de Contas da União (TCU) regulamenta a prestação de contas das unidades da administração pública federal e entidades que utilizam recursos públicos federais. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
O controle interno é um conjunto de processos, políticas e procedimentos implementados pelos órgãos do governo, visando determinadas garantias. Acerca dessas garantias, analise as afirmativas abaixo.

I. A conformidade com normas e regulamentos.
II. A proteção dos ativos públicos.
III. A eficiência operacional.
IV. A confiabilidade das informações contábeis e gerenciais.
V. O cumprimento de metas e objetivos previstos em planos governamentais, para garantir o uso adequado dos recursos públicos.

Estão corretas as afirmativas:
De acordo com a NBASP 200 – Princípios de Auditoria Financeira, o auditor governamental deve, como parte da identificação e da avaliação dos riscos de distorção relevante, considerar se essas distorções podem surgir devido a fraude e, assim, responder de forma apropriada a esses riscos.
Quanto às situações referentes à fraude, avalie as afirmativas a seguir.

I. A responsabilidade primária pela prevenção e detecção de fraudes é da administração da entidade e dos responsáveis pela governança.

II. O auditor é responsável por fornecer asseguração razoável sobre se as demonstrações contábeis estão livres de distorções relevantes.

III. Distorções relevantes podem surgir apenas de fraude, tendo em vista que é muito importante o julgamento da intenção pelo auditor.


Está correto o que se afirma em
A avaliação de política pública objetiva avaliar a utilidade dessa política. Ela analisa seus objetivos, sua implementação, seus produtos, resultados e impactos o mais sistematicamente possível, mede seu desempenho visando avaliar sua utilidade. Por isso, a avaliação está se tornando cada vez mais importante para o debate público, uma vez que líderes políticos precisam tomar decisões baseadas em evidências.
De acordo com a NBASP 9020, uma avaliação de política pública pode ser realizada em três momentos diferentes a saber: