Filtrar


Questões por página:
A engenharia de comunicação visa a transmitir sinais de um ponto para outro através de um canal. Esses canais podem ser linhas de transmissão — o espaço aberto livre para irradiação do sinal de rádio e TV —, uma linha telefônica ou uma fibra ótica, entre outros. Como o sinal tem uma banda bem menor que a do canal, não é lógico nem economicamente viável, usar-se um canal para transmitir um único sinal. Para evitar interferências que invalidariam a recuperação do sinal no receptor, não se transmite, diretamente, mais de um sinal em um canal, concomitantemente.

Há, porém, uma técnica ou equipamento mais adequado para transmitir, em um mesmo canal, mais de um sinal, simultaneamente, evitando os problemas mencionados, que é a(o)
Para o controle de um processo industrial, usa-se um compensador em série com a planta. O compensador apresenta em sua função de transferência um zero e um polo, ambos reais e posicionados em -8 e -12, respectivamente. Composto de apenas um zero e um polo, esse compensador, com o ajuste do ganho de malha, vai posicionar os polos do sistema em malha fechada numa posição de interesse para o melhor desempenho do sistema.

A classificação desse tipo de compensador e a respectiva justificativa estão adequadamente apresentadas em
Para o controle de processos industriais, utilizam-se, normalmente, compensadores ditos PID (Proporcional, Integral e Derivativo), com a finalidade de controlar e ajustar, automaticamente e em malha fechada, máquinas e equipamentos industriais.

Dentre os três componentes desse compensador, a parte integral tem como principal atribuição
A Figura abaixo apresenta o diagrama de contatos programado em um CLP usando linguagem Ladder, juntamente com a evolução no tempo das variáveis de comando das chaves X e Y.
 

Sabendo-se que em t = 0 o nível lógico de Z = 0, analisando-se os diagramas da Figura nos instantes de tempo assinalados, os instantes em que Z = 1 são:

A Figura abaixo apresenta um diagrama de contatos usando a linguagem Ladder.
 

A função lógica booleana que produz a variável Y é: