Filtrar


Questões por página:

Vinte anos de reestruturação das grandes fábricas levaram a um estranho paradoxo. Com efeito, é contemporaneamente, sobre a derrota do operário fordista e sobre o reconhecimento da centralidade de um trabalho vivo sempre mais intelectualizado, que se constituíram as variantes do modelo pós-fordista. Na grande empresa reestruturada, o trabalho do operário é um trabalho que implica sempre mais, em diversos níveis, capacidade de escolher entre diversas alternativas e, portanto, a responsabilidade de certas decisões.

(Lazzarato, Mauricio & Negri, Antonio. Trabalho imaterial formas de vida e produção de subjetividade, Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p.25).

Baseado nos pressupostos teóricos, assinale a opção incorreta.

Na acepção de Marx e Engels em A Ideologia Alemã, datada de 1845-6, o processo de divisão técnica do trabalho na manufatura, incluindo-se a divisão entre trabalho manual e intelectual é, essencialmente, divisão entre classes sociais, burguesia e proletariado, isto é, relação entre capital e trabalho, a base da exploração e da dominação social.

(Rubini Liedke, Elida, "Trabalho".In: Cattani, Antonio David, Trabalho e Tecnologia, Dicionário Crítico, Petrópolis: Vozes; Porto Alegre: Ed. Universidade, 1997, p.268).

A partir desse pressuposto teórico, assinale a opção correta.

Nos últimos tempos, o conceito de trabalho e ocupação tem-se alterado fundamentalmente; as certezas e obviedades fundamentais que vinculamos ao trabalho se dissolvem, se erodem (....).

(Beck, Ulrich. Liberdade ou Capitalismo, Ulrich Beck conversa com Johannes Willms, São Paulo: Editora UNESP, 2003, p.159).

A partir do texto assinale a opção correta.

Os indicadores sociais do Brasil revelam gradual melhoria das condições de vida a partir de 1994. Ainda assim, o país enfrenta graves problemas que afetam significativamente a qualidade de vida e o bem-estar de sua população. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A universalização do acesso ao ensino fundamental tem contribuído decisivamente, nos últimos quinze anos, para a redução do analfabetismo entre a população brasileira de até dez anos de idade; contudo, esse benefício não alcança a população na faixa etária mais avançada, sendo necessário, para a redução das taxas de analfabetismo nesse segmento, o desenvolvimento de políticas permanentes e especificamente concebidas para essa população.
Os indicadores sociais do Brasil revelam gradual melhoria das condições de vida a partir de 1994. Ainda assim, o país enfrenta graves problemas que afetam significativamente a qualidade de vida e o bem-estar de sua população. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A carência de médicos, dentistas e leitos hospitalares e a desigualdade na oferta desses serviços nos estados da Federação são problemas estruturais da saúde no Brasil.