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Um ponto primordial para uma educação de qualidade é o bom relacionamento da comunidade escolar, especificamente, professor e aluno. É preciso, então, criar uma relação baseada na amizade e no respeito mútuo. Entre os aspectos que devem conduzir a relação entre docente e aluno a seguir, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Cultivar atitude de justiça e trato igualitário entre os alunos. ( ) Abster-se de assumir atitudes racistas, quer em relação à cor, ou nacionalidade. ( ) Ao chamar a atenção do aluno, ressaltar defeitos físicos, deficiências de inteligência, raça ou nacionalidade. ( ) Não revelar, em classe, aspectos da vida particular do aluno. ( ) Colocar em lista pública, as notas dos alunos. ( ) Assumir uma posição político-partidária em sala de aula.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Ao se propor a ideia de um professor como profissional crítico-reflexivo, não se está falando sobre conteúdos ou um campo específico para sua reflexão. Pretende-se que o potencial da reflexão o ajude a reconstruir tradições emancipatórias implícitas no valor da sociedade, dessa forma,
A formação inicial dos docentes deve abranger saberes que preparem profissionais para superarem desafios imprevistos, considerando que a prática deve estar fundamentada na teoria e na reflexão, proporcionando uma formação de cidadãos críticos e participativos. A fim de garantir uma educação de qualidade, numa perspectiva civil-democrática, deve-se considerar que
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O monitoramento das ações do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma estratégia importante utilizada para redefinir o trabalho e identificar os aspectos que precisam de maior apoio. Essas ações são realizadas em diferentes níveis (escola, município, coordenadoria e secretarias de educação) e, ainda, foi desenvolvido o Sistema de Acompanhamento das Ações do PAIC – SAAP com o objetivo de
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O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Estado do Ceará traz em seu cerne os princípios das políticas de responsabilização, mediante a associação dos resultados alcançados pelos municípios e pelas escolas à distribuição de recursos. Essa responsabilização é uma tradução do inglês