Filtrar


Questões por página:
Ao pensarmos no desenvolvimento de uma aula, é necessário, inicialmente, definir os objetivos no momento anterior de planejamento e definir a sequência didática que permitirá alcançá-los. Considerando a elaboração de objetivos, analise os listados a seguir.
- Comparar ambientes arejados e ambientes fechados e a importância dos primeiros para a saúde do homem. - Distinguir seres vivos aquáticos e terrestres presentes nos diferentes ecossistemas. - Relacionar o cultivo do solo para a produção de alimentos (agricultura, pecuária) com as necessidades humanas (alimentação). - Conceituar habitat e nicho ecológico. - Classificar e comparar elementos naturais e culturais existentes no espaço de vivência.
http://www.mgauemaplicacao.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/19/1530/77/arquiv os/File/Plano_curricular_1_5.pdf
Esses objetivos estão relacionados aos conteúdos
Desenhar, cantar e redigir texto, como a imagem na seguir, são procedimentos que exigem criatividade e estão relacionados a conteúdos:
Imagem associada para resolução da questão
https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3116
Algumas crenças sobre os alunos ainda são perpetuadas por alguns docentes: “Os alunos não querem nada”; “Os alunos são sempre desinteressados”; “Pau que nasce torno, morre torto”; “Isso vem de berço”; “Filho de peixe, peixinho é” e outras. Esse pensamento não condiz com uma postura de avaliação de aprendizagem como processo contínuo e formativo porque
A escola hoje ainda tem dificuldade em realizar a avaliação da aprendizagem do educando, e realiza seu exame, ou seja, denomina-se a prática de avaliação, mas, de fato, o que se realiza são exames. Historicamente, mudou-se o nome, porém não se alterou a prática. Compreendendo esse ponto de vista, verifique as características básicas a seguir:
I. desempenho final. II. democrático. III. pontual. IV. classificatório. V. seletivo. VI. inclusivo. VII. provisório. VIII. excludente. IX. diagnóstico.

As características voltadas à avaliação da aprendizagem como um processo contínuo e formativo estão nos termos em
A democratização do espaço escolar pela via da participação é extremamente relevante para que a escola supere o ritual puro e simples de identificação de problemas e avance para o patamar de um diagnóstico emancipador, capaz de confrontar diferentes visões sobre uma mesma realidade para tomada de decisões, o que amplifica as possibilidades de ações e de acertos para a construção de um planejamento participativo. São ferramentas capazes de fornecer elementos que conduzam a uma melhor organização do trabalho escolar, pelo reconhecimento dos seus pontos fortes (potencialidades) e seus pontos fracos (dificuldades),