Filtrar


Questões por página:
Analise o texto abaixo:
A filosofia patrística resultou dos esforços dos apóstolos Paulo e João e dos Padres da Igreja para conciliar o cristianismo e o pensamento filosófico dos gregos e romanos como forma de propiciar a conversão dos ________________________à nova religião que representavam. Logo, a filosofia patrística visava a evangelização e a defesa do cristianismo nos conflitos morais e teóricos com os seus adversários. Entre os representantes da patrística destacaram-se, entre outros, ___________________, Orígenes e Santo Agostinho.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
O filósofo contemporâneo Thomas Kuhn afirma que em diferentes épocas as teorias científicas instituem métodos e definições dos seus objetos, constituindo matrizes de investigação e de pensamento, as quais denominou:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a filosofia grega.
( ) Os pensadores pré-socráticos inauguraram, a partir do século VI a. C., uma nova atitude mental ante a realidade material, substituindo progressivamente as elaborações de cunho mitológico por especulação de caráter científico-filosófico.
( ) Entre os gregos, as práticas ou disciplinas que visavam a busca da verdade eram conhecidas como catarse.
( ) O método socrático de interrogação que pretendia induzir os indivíduos a descobrirem as verdades que trazem em si sem o saber, é conhecido como maiêutica.
( ) Em Platão, o processo pelo qual a alma se eleva por degraus das aparências sensíveis às realidades inteligíveis ou ideias é denominado dialética.
( ) Aristóteles denominava silogismo a operação mental que consiste em inferir uma conclusão de duas proposições estabelecidas como premissas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A corrente filosófica criada em meados do século IV a.C., que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados, é conhecida como:
O filósofo grego, discípulo de Sócrates, que concebia a filosofia em três níveis ou três disciplinas filosóficas, ou seja, a dialética (filosofia do conhecimento e metafísica), a física (ciências naturais e psicológicas) e a ética (comportamento humano), ficou conhecido como: