Filtrar


Questões por página:

Observe a tirinha:

Imagem associada para resolução da questão


A tirinha representa um conceito do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) de fabricação contínua de crenças no processo de socialização, que induzem o indivíduo a se posicionar no espaço social seguindo critérios e padrões do discurso dominante.


A crença aqui seria a ideia que a criança teria que usar de qualquer jeito a cueca, para atender a preceitos induzidos pela sociedade. Tal conceito seria a violência:

Leia atentamente os textos:
Texto 1
A filosofia classifica moral e ética da seguinte forma:
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.”
Atualmente ética e política são quase adversárias no contexto da política brasileira. Portanto, com o passar dos anos os brasileiros estão descobrindo que todos nós somos seres eminentemente políticos e sem a participação do cidadão na política a sociedade corre o sério risco de ser governada por pessoas sem ética, sem moral.
Parece que neste momento da história do Brasil os políticos perderam completamente seus parâmetros éticos e, por conseguinte, a sociedade começa a fazer uma reflexão sobre a forma como é feita a política no País, pois as próximas gerações pagarão um altíssimo preço se nada for feito no presente.
O povo brasileiro passa por um momento único, no qual em meio a tanta falta de ética e de moral no cenário político é possível pensar num país melhor, num país que comece a compreender que os políticos não são pessoas que surgem de outros planetas e que chegam ao comando do Poder.
A sociedade deve entender que a POLÍTICA somos todos nós e que o político de hoje nada mais é do que o cidadão que cresceu no mesmo contexto moral e ético de todos aqueles que tanto repudiam os escândalos noticiados no cenário político. O sentido da sociedade é formar cidadãos morais e éticos para que possam representar todos com dignidade e com o verdadeiro significado de representatividade.
Disponível em:https://guilhermetelesadv.jusbrasil.com.br/artigos /349699638/politica-brasileira-etica-moral- esociedade
Texto 2
Preocupado com o estabelecimento de um Estado forte, Maquiavel defende que a autoridade do príncipe, embora às vezes brutal e calculista, é vital para o seu sucesso e consequentemente para o Estado.
Maquiavel instou um príncipe a cultivar e exibir o que ele chamava de virtù, mas com isso ele não quis dizer virtude moral como normalmente a entendemos. Ele não estava pensando em virtudes de caráter como justiça e honestidade, mas de virtuosismo político amoral. Um príncipe deve, como e quando necessário, ser forte e vigoroso como um leão ou astuto como uma raposa. Acima de tudo, a virtù de um príncipe de sucesso deve incluir uma magistral flexibilidade de ação. O príncipe deve mante-se no poder a qualquer custo.
Disponível em: https://www.pensarcontemporaneo.com/nicolaumaquiavel-e-a-etica-do-poder-politico/
Após a leitura dos textos, qual a afirmativa abaixo pode referenciar a obra de Maquiavel com a política brasileira atual:
É na fronteira que se pode observar melhor como as sociedades se formam, se desorganizam, ou se reproduzem. É lá que melhor se vê quais são as concepções que asseguram esse processo e lhes dão sentido.
[...] fronteira de modo algum se reduz e se resume a fronteira geográfica. Ela é fronteira de muitas e diferentes coisas: fronteira da civilização, [...] fronteira espacial, fronteira de cultura e visões de mundo, fronteira de etnias, fronteira de História e historicidades do homem e, sobretudo, fronteira do humano.
Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano." MARTINS, José de Souza.SP: Hucitec,1997

O Estado de Mato Grosso do Sul tem exemplos de cidades fronteiriças, Pedro Juan Caballero e Ponta Porã.
Pela leitura do texto acima conclui-se que:

Observe as imagens:

Imagem associada para resolução da questão


Imagem 1: Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/bandeirado brasil.htm

Imagem associada para resolução da questão

Imagem 2: Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/conh eca-a-origem-da-bandeira-do-brasil/


A bandeira brasileira, também denominada Pavilhão Nacional, é um dos nossos mais importantes símbolos, juntamente com o Hino Nacional, Brasão Nacional e Selo Nacional; representam a identidade e valores do nosso País.

Percebe-se com a segunda imagem que, mesmo com toda essa importância, há certo desconhecimento dos símbolos nacionais por parte da sociedade brasileira.

Na Bandeira Nacional (imagem 1) há um lema na cor verde, que tem como ideologia e significado respectivamente:


Observe as figuras abaixo:

Imagem associada para resolução da questão


Analisando as frases contidas nas figuras e com referência às possíveis definições dos sentidos da filosofia, podemos concluir que a filosofia: