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A partir do século V a.C começa uma nova fase da filosofia grega, a preocupação deixa de ser a cosmologia para atentar mas precisamente para o ser humano. O ideal de homem, para os gregos, passa a ser o cidadão, que toma o lugar do guerreiro aristocrático do período homérico. O homem agora tem que saber usar uma nova arma, a palavra. Isso é o resultado da democracia.
Nesta época surge uma figura nas ruas da Grécia que usava suas habilidades para ensinar a arte da retórica. Este profissional seria o:
A importância do estudo da história da filosofia envolve compreender o pensamento como um evento histórico que engloba o ser humano e representa estágios culturais da humanidade. O filósofo Friedrich Hegel compreendeu que a filosofia tinha um papel essencial no desenvolvimento do espírito humano.
Indique a opção abaixo que evidencia o pensamento de Hegel na compreensão que compreender a história da filosofia é compreender o próprio ser humano e seu sentido.
Como metáfora, o conceito de tábula rasa foi utilizado por Aristóteles (em oposição a Platão) e difundido principalmente por Alexandre de Afrodísias, para indicar uma condição em que a consciência é desprovida de qualquer conhecimento inato — tal como uma folha em branco, a ser preenchida. Esta ideia continuou a ser desenvolvida pela filosofia da Grécia Antiga; a epistemologia da escola estoica enfatiza que a mente inicia vazia, mas adquire conhecimento à medida que o mundo exterior impressiona.
Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A1bula_rasa
Na modernidade, opondo-se ao racionalismo cartesiano, um novo filósofo negou a possibilidade de termos nascido com esquemas mentais que nos dão informações sobre o mundo. Em vez disso, defendeu a ideia de que o conhecimento é criado através da experiência, com a sucessão de eventos que vivemos, o que deixa um resíduo em nossas memórias.
O ser humano é como uma entidade que existe sem nada em mente, uma tabula rasa em que não há nada escrito.
Indique abaixo o filósofo e a ideia que ele defendia, respectivamente:
Segundo Nicole Tomazelloli Tomazela, existem três aspectos interessantes que devem ser considerados sobre a origem do Estado:
• O aspecto sociológico, que diz respeito aos elementos da sociedade política criada pelo homem; • O aspecto histórico, que encara o Estado como um fator social em evolução; • Os aspectos doutrinários, que analisa o Estado do ponto de vista filosófico.
Disponível em https://www.estudopratico.com.br/surgimento-estado/
Nos chamados aspectos doutrinários levamos em conta que o homem mais que formador da sociedade, é um produto dela.
Toda sociedade é balizada por princípios – sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento.
O controle social aparece quando o homem se comporta de maneira a contrariar os princípios regidos pela sociedade em que vive, e tem como objetivo manter o ordenamento social.
O filósofo Michel Foucault defende uma nova forma de realizar o controle social, definindo um novo objetivo das leis na organização das sociedades modernas, o qual seria:
Nas primeiras décadas do século XX, as conquistas da modernidade, retificada pela ideologia iluminista, deram para a sociedade ocidental uma complexidade até então nunca vista. As contradições originárias dessa “moderna” sociedade foi também palco de análise da filosofia. Essa análise deveria ser feita tomando por base que o início do século foi marcado por uma guerra de dimensões mundiais e de uma crise capitalista que fomentou o aparecimento de regimes totalitários.
Os estudos filosóficos concluíram que a vida em sociedade não era somente racionalismo e pela consciência: a irracionalidade e o inconsciente eram elementos ativos da natureza humana.
Com uma nova proposta de análise e com soluções para a sociedade moderna foi fundado em Frankfurt, Alemanha, em 1923, o Instituto de Pesquisa Social, conhecido após 1950 como Escola de Frankfurt.
Indique a opção abaixo que está em consonância com o pensamento dos filósofos frankfurtianos