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A Tecnologia da Informação (TI) tornou-se fundamental para as operações e para as estratégias organizacionais. Este fato reforça a preocupação com práticas capazes de reduzir os riscos operacionais e garantir a continuidade dos serviços públicos oferecidos à sociedade. Dessa forma, o planejamento, gestão e governança de TI são importantes para que as organizações possam manter a TI alinhada ao negócio de forma a agregar valor a ele para que se obtenha os melhores resultados.

Fonte: Guia de Governança de TIC do SISP do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, versão 2.0,2017. Disponível em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/sisp/documentos/arquivos. Acesso em: 29 jun.2023.

Em relação à Gestão e à Governança de TI, avalie as seguintes afirmações:

I - Gestão de TI é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades em consonância com a direção definida pela governança de TI.
II - Governança TI atua como um mecanismo de controle, estabelecendo políticas e regras que direcionam os processos da Tecnologia da Informação.
III - A Governança e Gestão TI são conceitos similares e suas atividades não têm uma separação clara nos principais frameworks de gerenciamento de TI.
IV - O COBIT, ITIL e KANBAN são frameworks de Governança de TI.

Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.

Fatores Críticos de Sucesso (FCS) são áreas de uma organização que têm contribuição significativa e determinante para o seu sucesso. Analise as afirmativas abaixo referentes à Administração de Informática (AI) e seus FCS.


I. O apoio da alta gerência, representado por sua participação tanto no planejamento de Informática como em sua administração, é considerado um FCS.

II. A estrutura organizacional é considerada um FCS, ou seja, é necessário o estabelecimento de uma estrutura organizacional bem definida em nível de responsabilidades, atribuições, canais de comunicação e participação ativa de todos os níveis.

III. A aquisição, assimilação, disseminação e utilização de novas tecnologias é considerado um FCS.

IV. O controle do desempenho e qualidade dos produtos e atividades da Informática de uma organização é considerado um FCS.


Assinale a alternativa CORRETA.

Uma das novidades da versão 4 da Information Technology Infrastructure Library (ITIL) foi a substituição do ciclo de vida dos serviços pelo SVS, ilustrado na imagem a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Diante do exposto, assinale a alternativa que traz a associação CORRETA entre os identificadores I, II e III presentes na imagem e os componentes do SVS da na ITILv4.

A Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma plataforma de gerenciamento de serviços de TI, composta por uma série de boas práticas que auxiliam a gestão dos serviços ofertados pela área de tecnologia. Na versão 3, a ITIL adota o modelo de ciclo de vida para distribuir os processos de gerenciamento dos serviços. Dentre os estágios do ciclo de vida, existe um voltado para a gestão dos serviços que se encontram em produção (implantados), visando garantir a continuidade da utilidade e garantia.
Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o nome deste estágio.
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O foco do processo do COBIT é feito por um modelo de processo que subdivide a TI em 4 domínios (Planejar e Organizar, Adquirir e Implementar, Entregar e Suportar e Monitorar e Avaliar) e 34 processos em linha com as áreas de responsabilidade de planejar, construir, executar e monitorar. Está posicionado em um nível alto e foi alinhado e harmonizado com outros padrões de TI de boas práticas.