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A estrutura organizacional é a síntese do processo de organizar.
Analise as afirmativas abaixo tendo em vista os elementos, etapas e processos da função administrativa organização.

1. Desenho da estrutura organizacional é o processo por meio do qual uma tarefa é dividida em partes ou unidades, cada uma das quais é atribuída a uma pessoa ou grupo de pessoas.
2. O conjunto das tarefas pelas quais uma pessoa é responsável chama-se cargo.
3. A divisão do trabalho mostra a autoridade e as responsabilidades das pessoas, bem como a comunicação entre pessoas e grupos, sendo representada por meio do organograma.
4. Em um organograma, as linhas que ligam os retângulos mostram, entre outras coisas, sua interdependência.
5. Quando a organização trabalha com vários produtos ou serviços, que apresentam diferenças importantes entre si, pode-se utilizar a departamentalização do tipo funcional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Planejamento é uma das funções administrativas e uma ferramenta para administrar as relações com o futuro.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre essa função.
( ) A etapa de planejamento denominada de aquisição dos dados de entrada transforma as informações existentes para produzir novas informações e decisões.

( ) Os dados de entrada são transformados por meio de: interpretação do significado das informações, identificação de alternativas para lidar com as necessidades, ameaças, oportunidades ou situações previsíveis no futuro e avaliação das alternativas e escolha de um curso de ação ou objetivo.
( ) O resultado do processo de planejamento é a elaboração de planos.
( ) Indicadores são os resultados desejados, que orientam o intelecto e a ação. São os fins, propósitos, intenções ou estados futuros que as pessoas e as organizações pretendem alcançar.
( ) Planos funcionais, também chamados de planos administrativos, traduzem os planos estratégicos em ações especializadas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
O tipo de liderança que inspira seus seguidores e transcende os próprios interesses, e que é capaz de causar um impacto profundo e extraordinário em seus liderados, é chamado de:
Segundo a teoria da hierarquia das necessidades, são exemplos da categoria de necessidade de estima:

Relacione as colunas abaixo em relação ao trabalho em equipe e aos tipos de equipes.

Coluna 1 Tipos de equipe

1. Equipes de resolução de problemas

2. Equipes autogerenciadas

3. Equipes multifuncionais


Coluna 2 Definições


( ) Geralmente, grupos de dez a quinze funcionários que assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores.

( ) Geralmente, grupos de cinco a doze funcionários do mesmo setor que se reúnem durante algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho.

( ) Grupos de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da organização, que se juntam para cumprir uma tarefa.

( ) Essas equipe, em geral, não administram bem os conflitos. Quando surgem disputas, os membros deixam de cooperar e passam a ocorrer lutas de poder.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.