Filtrar


Questões por página:
Paciente de 68 anos com história de febre prolongada, perda de peso, aumento do volume abdominal e sudorese noturna há 3 meses. Ao exame físico, observa-se palidez cutânea, taquicardia leve e hepatoesplenomegalia importante. Os exames laboratoriais mostram leucócitos de 3.100; Hb: 9.6; plaquetas de 98.000. Teste de rK39 foi positivo.

Qual é o provável diagnóstico e o tratamento de escolha?
Mulher de 29 anos, previamente saudável, apresenta febre, dor torácica pleurítica e hemoptise 6 meses após ingressar no serviço público como agente carcerário. A radiografia de tórax mostra cavitações pulmonares.

Qual é o diagnóstico mais provável?
Paciente se apresenta na emergência com história de perda de peso importante (mais de 22 kg em 30 dias), diarreia crônica, náuseas e presença de placas esbranquiçadas em toda a cavidade oral, além de onicomicose em mãos e pés. A pesquisa de agentes infecciosos revela oocistos ácido-resistentes em fezes.
Qual é o diagnóstico mais provável?
Paciente de 28 anos apresenta febre alta, calafrios e sudorese após viagem de trabalho pela Amazônia. O esfregaço de sangue periférico mostra Plasmodium falciparum.
Qual é o esquema terapêutico inicial mais indicado?
Um paciente jovem, previamente saudável, apresenta febre alta, cefaleia retro-orbital e mialgia intensa após viagem a área endêmica de dengue.
Qual dos achados laboratoriais abaixo é mais compatível com o diagnóstico de dengue grave?