Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considere o fragmento: “...por que não haveríamos de acelerar nossas ações?” . Marque a alternativa que apresenta o tempo e o modo verbal nos quais o verbo “haveríamos” está flexionado:
mostrar texto associado
O texto “Rapidinho” enquadra-se no gênero artigo e sua tipologia textual de base é:
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Considere a leitura integral do texto “Rapidinho” e analise as informações a seguir sobre a temática do texto:

I – Lutamos contra o tempo e precisamos adequar nossa vida aos novos tempos. II – Devemos estar atentos ao preço que pagamos por tanta rapidez. III – Vivenciamos a rapidez com que o tempo passa e o que ele causa nessa passagem. IV – Devemos ser pontuais, competitivos, rápidos, eficientes.

Marque a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
No texto em estudo, o Autor faz referência a quatro ramos da gramática normativa: etimologia, sintaxe, prosódia e ortografia. Analise as afirmações sobre o conceito de cada um deles:

I – Etimologia – é o campo de estudo da linguística que trata da origem das palavras e da explicação do significado, através da análise dos elementos que as constituem. II – Sintaxe – é a parte da gramática que trata da ordem, da relação e da função das palavras que, ao se combinarem harmonicamente, formam frase, oração e período. III – Prosódia – trata da pronúncia correta das palavras bem como da acentuação tônica, ou seja, da posição adequada da sílaba tônica das palavras. IV – Ortografia – conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa que ensina a grafia correta das palavras, o uso de sinais gráficos que destacam vogais tônicas, abertas ou fechadas, processos fonológicos como crase, etc.

Marque a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Considere os fragmentos do texto: “Entrei pela geografia como em minha casa”; “A seu turno a gramática abria-se como um cofre [...]”; “os amáveis substantivos! Voavam-me à roda, próprios e apelativos, como criaturinhas de alfenim alado”. O conectivo “como”, em todas essas ocorrências, apresenta a seguinte classificação:
Visualizar Questão Comentada