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A vigilância em saúde se caracteriza por ações que abrangem: vigilância epidemiológica, promoção da saúde, vigilância da situação de saúde, vigilância em saúde ambiental, vigilância da saúde do trabalhador e vigilância sanitária.
Nesse contexto, correlacione a COLUNA I ao conceito adequado da COLUNA II:
COLUNA I
1 - Vigilância em saúde ambiental. 2 - Vigilância em saúde do trabalhador. 3 - Vigilância sanitária. 4 - Vigilância epidemiológica.
COLUNA II
( ) Integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos.
( ) Identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.
( ) Vigilância e controle das doenças transmissíveis, não transmissíveis e agravos.
( ) Controle de bens de consumo, que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Nesse contexto, correlacione a COLUNA I ao conceito adequado da COLUNA II:
COLUNA I
1 - Vigilância em saúde ambiental. 2 - Vigilância em saúde do trabalhador. 3 - Vigilância sanitária. 4 - Vigilância epidemiológica.
COLUNA II
( ) Integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos.
( ) Identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.
( ) Vigilância e controle das doenças transmissíveis, não transmissíveis e agravos.
( ) Controle de bens de consumo, que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
O Currículo Referência de Minas Gerais define a integração como sinônimo de articulação, de construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios.
O curículo, portanto não deve se limitar à organização rígida de conteúdos a serem ensinados e aprendidos, mas é preciso pensar como e quais são as competências e habilidades, que traduzidas em direitos de aprendizagem contribuirão para a formação integral dos estudantes.Entende-se currículo interdimensional, como aquele que possibilita o exercício dos atuais quatro pilares da Educação, segundo a Comissão Internacional sobre Educação da UNESCO: o aprender a conhecer, o aprender a ser, o aprender a fazer e o aprender a viver.
Diante do exposto acima apresentamos alguns pressupostos a serem construídos em cada escola tendo em vista a reorganização dos Projetos Políticos Pedagógicos e a nova organização curricular pautada pela BNCC.
São pressupostos dessa organização, EXCETO:
O curículo, portanto não deve se limitar à organização rígida de conteúdos a serem ensinados e aprendidos, mas é preciso pensar como e quais são as competências e habilidades, que traduzidas em direitos de aprendizagem contribuirão para a formação integral dos estudantes.Entende-se currículo interdimensional, como aquele que possibilita o exercício dos atuais quatro pilares da Educação, segundo a Comissão Internacional sobre Educação da UNESCO: o aprender a conhecer, o aprender a ser, o aprender a fazer e o aprender a viver.
Diante do exposto acima apresentamos alguns pressupostos a serem construídos em cada escola tendo em vista a reorganização dos Projetos Políticos Pedagógicos e a nova organização curricular pautada pela BNCC.
São pressupostos dessa organização, EXCETO:
A cognição pode ser definida como os processos conscientes e inconscientes pelos quais o conhecimento é acumulado. Esses processos cognitivos incluem pensar, conhecer, lembrar, julgar e resolver problemas. Estas são funções de nível superior do cérebro e abrangem linguagem, imaginação, percepção e planejamento. Ou seja, a cognição é um estado ou experiência de conhecimento que pode ser distinguido de uma experiência de sentimento ou desejo. Existem muitos tipos diferentes de processos cognitivos.
Relacione as habilidades cognitivas:
1) Permite que as pessoas se concentrem em um estímulo específico no ambiente.
2) É um processo cognitivo que envolvem a capacidade de compreender e expressar pensamentos por meio de palavras faladas e escritas. Permite a comunicação com outras pessoas e desempenha um papel importante no pensamento.
3) Requer processos cognitivos envolvidos em assimilar coisas novas, sintetizar informações e integrá-las ao conhecimento prévio.
4) É uma importante habilidade cognitiva, que permite às crianças em processo de alfabetização codificar, armazenar e recuperar informações. É um componente crítico no processo de aprendizagem e permite que as elas retenham conhecimento sobre o mundo e suas histórias pessoais.
5) É uma parte essencial de todo processo cognitivo. Ele permite que as crianças se envolvam na tomada de decisões, na solução de problemas e em um raciocínio mais elevado.
Relacione as habilidades cognitivas:
1) Permite que as pessoas se concentrem em um estímulo específico no ambiente.
2) É um processo cognitivo que envolvem a capacidade de compreender e expressar pensamentos por meio de palavras faladas e escritas. Permite a comunicação com outras pessoas e desempenha um papel importante no pensamento.
3) Requer processos cognitivos envolvidos em assimilar coisas novas, sintetizar informações e integrá-las ao conhecimento prévio.
4) É uma importante habilidade cognitiva, que permite às crianças em processo de alfabetização codificar, armazenar e recuperar informações. É um componente crítico no processo de aprendizagem e permite que as elas retenham conhecimento sobre o mundo e suas histórias pessoais.
5) É uma parte essencial de todo processo cognitivo. Ele permite que as crianças se envolvam na tomada de decisões, na solução de problemas e em um raciocínio mais elevado.
Complete as frases com os processos cognitivos de Piaget.
1) Na _____ são incorporados os dados exteriores às organizações mentais do indivícuo. Por exemplo quando uma criança tem novas experiências (ouve ou vê alguma coisa nova) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. Isto significa que a criança terá de adaptar esses estímulos às suas organizações cognitivas, que já possuía até aquele momento.
2) A _____ permite a adaptação do indivíduo ao meio e assim desenvolver o seu pensamento de forma a ficar cada vez mais complexo.
3) A _____ acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo. Dá-se uma transformação dos esquemas mentais do sujeito por influência da incorporação dos dados do meio.
1) Na _____ são incorporados os dados exteriores às organizações mentais do indivícuo. Por exemplo quando uma criança tem novas experiências (ouve ou vê alguma coisa nova) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. Isto significa que a criança terá de adaptar esses estímulos às suas organizações cognitivas, que já possuía até aquele momento.
2) A _____ permite a adaptação do indivíduo ao meio e assim desenvolver o seu pensamento de forma a ficar cada vez mais complexo.
3) A _____ acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo. Dá-se uma transformação dos esquemas mentais do sujeito por influência da incorporação dos dados do meio.
O Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, é o resultado de um movimento coletivo e democrático, realizado sob a Coordenação Geral da Diretoria de Ensino, que contou com a participação de seus Departamentos, representantes dos profissionais do magistério da Rede Municipal. O documento atende as exigências legais que asseveram sobre a necessidade de realinhar o presente documento com a BNCC (2017). Além de ter sido escrito à luz da BNCC, também dialoga com os seguintes marcos legais, EXCETO: